Cadastro Unificado

Agora o cadastro de usuarios do site está unificado, isso significa que você não precisará mais fazer um novo cadastro a cada ano, ou ter um cadastro para o Congresso e outro para os Workshops.

Somente com o seu e-mail e senha, você terá acesso a todos os recursos restritos do site.



Login do Usuário

Não é cadastrado ainda?
Cadastre-se agora!

 
 



Desenvolvimento:

 

Artigos Selecionados

Ordenar por: e por:

Área:
Ensino de Ciências
Título:
O PROJETO “ENERBIO – ENERGIA DA TRANSFORMAÇÃO”: O CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Adriana Longhi
Edson Schroeder
Gisele Moraes Buch

Área:
Educação Ambiental
Título:
MEIO AMBIENTE E NATUREZA: AS INFLUENCIAS DOS ASPECTOS HISTÓRICOS NAS NOSSAS CONCEPÇÕES
Autores:
Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues

Área:
Ensino de Matemática
Título:
A LINGUAGEM E A COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Autores:
Adriane Eleutério Souza
Rita de Cássia da Luz Stadler
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Área:
Ensino de Matemática
Título:
OUTRAS IDEIAS ASSOCIADAS À GEOMETRIA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES
Autores:
Adriano Rodrigues de Melo
Vanessa Ferreira Sehaber
Jair Mendes Marques

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
UM ESTUDO COMPARATIVO DO USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E FERRAMENTAS DA WEB 2.0 NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Alberto Luiz Ferreira
Carlos Fernando de Araujo Junior
Juliano Schimiguel
Maria Delourdes
Tatiane Rossi Chagas

Área:
Ensino de Física
Título:
CONCEPÇÃO NEWTONIANA, INTERESSE, MOTIVAÇÃO EM FÍSICA E RELAÇÃO COM PARTICIPAÇÃO EM LABORATÓRIO
Autores:
Alcides Goya
JosÉ Aloyseo Bzuneck

Área:
Ensino de Física
Título:
UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DA MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIA DE ESTUDO EM FÍSICA
Autores:
Alcides Goya
JosÉ Aloyseo Bzuneck
Ivo Aparecido Goulart

Área:
Ensino de Física
Título:
O ENFOQUE HISTÓRICO-FILOSÓFICO DA CIÊNCIA NO ENSINO E NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Autores:
Aline

Área:
Ensino de Química
Título:
ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA ATRAVÉS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Autores:
Aline c. Dressler
José Vicente Lima Robaina

Área:
Ensino de Química
Título:
APLICAÇÃO DE SOFTWARE COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores:
Aline Chitto Lopes
Ana Paula Buratto
Edilson Ferreira da Silva

Área:
Ensino de Química
Título:
CIÊNCIAS ATRAVÉS DO LÚDICO: BRINCANDO E APRENDENDO
Autores:
Aline Rosa Guimarães
José Vicente Lima Robaina

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONTRIBUIÇÕES DO CONHECIMENTO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE ORIGEM DOS SERES VIVOS
Autores:
Amanda de Mattos Pereira Mano
Eliane Giachetto Saravali

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
O FACEBOOK ENQUANTO PLATAFORMA DE ENSINO
Autores:
Amélia Milagres Fumian
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues

Área:
Ensino de Matemática
Título:
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JR: ATIVIDADE EXTRACLASSE DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM TALENTO EM MATEMÁTICA
Autores:
Ana Cristina Schirlo
Sani de Carvalho Rutz da Silva

Área:
Ensino de Ciências nas Séries Iniciais
Título:
O DISCURSO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Ana Karla Pazda

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE/UNICENTRO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autores:
Ana Lúcia Crisostimo
Sandro Aparecido Dos Santos
Cristiane Aparecida Kiel

Área:
Ensino de Biologia
Título:
ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA SEXUALIDADE HUMANA
Autores:
Ana Maria Quinoto Imhof
Edson Schroeder

Área:
Linguagem e cognição no ensino de ciência e tecnologia
Título:
A LINGUAGEM ANALÓGICA E O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Autores:
Anderson Giovani Trogello
Rita de Cássia da Luz Stadler
Marcos Cesar Danhoni Neves

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ESFERA CELESTE DIDÁTICA: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Autores:
Anderson Giovani Trogello
Marcos Cesar Danhoni Neves
Sani de Carvalho Rutz da Silva

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E O ENFOQUE CTS
Autores:
Anderson Giovani Trogello
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Marcos Cesar Danhoni Neves

Área:
Ensino de Ciências
Título:
OBSERVAÇÃO DO CÉU NOTURNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Anderson Giovani Trogello
Marcos Cesar Danhoni Neves
Luiz Alberto Pilatti

Área:
Ensino de Ciências
Título:
BIOTECNOLOGIA NO SÉCULO XXI: UM CASO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO
Autores:
Andrea Oliveira da Fraga Goulart
Eline Deccache Maia

Área:
Ensino de Ciências
Título:
UMA PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Andreia Bandeira
Julio Murilo Trevas Dos Santos
Carlos Eduardo Bittencourt Stange

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O RELATÓRIO DE REFLEXÃO SOBRE OS ERROS COMETIDOS EM PROVA DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE.
Autores:
André Gustavo o Silva
Rosana Figueiredo Salvi

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
ASPECTOS RELACIONADOS ENTRE OS ACOPLAMENTOS ATIVOS E PASSIVOS SEGUNDO LUDWIK FLECK NAS RELAÇÕES SOCIAIS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO
Autores:
André Luís Lui
Simone Raquel Casarin Machado

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA CONDUZIDA GERADA POR REATORES ELETRÔNICOS
Autores:
André Luís Lui

Área:
Ensino de Química
Título:
INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores:
André Silva Dos Reis
Maria Dulcimar de Brito Silva
José Edson de Sousa Siqueira

Área:
Ensino de Química
Título:
“EU PRECISO SABER TODOS ESSES NOMES?”: A CONFORMAÇÃO DOS SABERES NAS RELAÇÕES DE PODER ALUNOS/PROFESSORA EM AULAS DE QUÍMICA NO CURSO TÉCNICO
Autores:
Angélica Cristina Rivelini da Silva
Moises Alves de Oliveira

Área:
Ensino de Ciências
Título:
GEODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO – EXTERNALIZAÇÃO DO CONTEÚDO DO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA DA UEPG E EXPOSIÇÃO DIDÁTICA
Autores:
Antonio Liccardo
Jéssica Aparecida Prandel
Marco Aurélio Riesemberg Hundsdorfer
Gilson Burigo Guimarães

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
ESTUDO EXPLORATÓRIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM, POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS
Autores:
Antonio Vanderelei Dos Santos
Jane Conceição Perin Lucca

Área:
Educação Tecnológica e profissional
Título:
PROGRAMA E-TEC BRASIL: A EXPERIENCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ/EAD
Autores:
Antônio Ferreira
Marinez Menoncin Pacheco
Marcos Antonio Barbosa

Área:
Educação Ambiental
Título:
DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DA POLUIÇÃO SONORA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP
Autores:
Argemiro Midonês Bastos

Área:
Ensino de Física
Título:
POSSIBILIDADES DE USAR O TELEFONE CELULAR COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA MEDIAR PRÁTICAS DO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
Autores:
Arilson Sartorelli Ribas
Sani de Carvalho Rutz da Silva
José Ricardo Galvão

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS PRÁTICOS DE CARÁTER INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Autores:
Benny Ribeiro Guedes
Gustavo Graciano Loureiro
Polyana Soares Barcellos

Área:
Ensino de Biologia
Título:
TRAZENDO O BLOG DO PIBID PARA DENTRO DA SALA DE AULA
Autores:
Bernardo Ozorio

Área:
Ensino de Química
Título:
O CONSUMO DE CHOCOLATE: UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA QUE COLABORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Brenno Ralf Maciel Oliveira
Marilde Beatriz Zorzi sá

Área:
Ensino de Química
Título:
QUÍMICA DOS MEDICAMENTOS: ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS ALIADO À CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL
Autores:
Bruna Adriane Fary
Eloiza de Souza
Alessandra Maziero Lalin Soato
Lilian Tatiani Dusman Tonin
Alessandra

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
DIVERSIDADE E GÊNERO NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE OS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Autores:
Camila Brito Galvão
Mara Luciane Kovalski
Valéria Brumato Regina

Área:
Ensino de Química
Título:
A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DE LIBRAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Autores:
Camila Diedrich
Marília Ronssen
Paola Thalissa Bartoski Polla
Cleber Silvano Schauss

Área:
Ensino de Biologia
Título:
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA ORIGEM DA VIDA.
Autores:
Camila Grimes
Edson Schroeder

Área:
Ensino de Ciências
Título:
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BOTÂNICA POR MEIO DE MULTIMODOS
Autores:
Carin Stanski
Melissa Koch Fernandes de Souza Nogueira
Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
TRABALHO PEDAGÓGICO E APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE UM CURSO DE ENGENHARIA
Autores:
Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Andreia Bortoluzzi da Silva
Elaine Regina Brito Maia
Henrique Ortêncio Filho
Maria Estela Gozzi

Área:
Ensino de Biologia
Título:
POR QUE A VISÃO CIENTÍFICA DA MICROBIOLOGIA NÃO TEM O MESMO FOCO NA PERCEPÇÃO DA MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO?
Autores:
Carlos Henrique Antunes
Marcos Pileggi
Ana Karla Pazda

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O PROFESSOR E A WEBQUEST
Autores:
Carlos Henrique de Jesus Costa
Juliano Schimiguel

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
AS TENDÊNCIAS ATUAIS DOS TEMAS CTS E ENSINO DE CIÊNCIAS INDÍGENA NO VII ENPEC
Autores:
Carlos Luis Pereira
Maria Delourdes

Área:
Ensino de Matemática
Título:
APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DO TANGRAM
Autores:
Carolina Soares Bueno
Raíra Elberhardt Nogueira
Regina Helena Munhoz

Área:
Educação Ambiental
Título:
A HISTÓRIA DO ECOFEMINISMO: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
Autores:
Caroline Nunes Silva
Murilena Pinheiro de Almeida

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
CORRELAÇÃO ENTRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNIÇÃO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NOS MUNICIPIOS DO ESTADO DO PARANÁ.
Autores:
Caroline Subirá Pereira
Tafarel Rocha da Silva
Jonis Jecks Nervis

Área:
Educação Tecnológica e profissional
Título:
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE ENFRENTAMENTO ÀS IMPOSIÇÕES DAS REESTRUTURAÇÕES CAPITALISTAS
Autores:
Celso Maciel de Meira

Área:
Ensino de Ciências
Título:
O TEMA DA BIODIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Autores:
Cíntia Emanuelly Ramos Magalhães
Augusto Fachín Terán
Evanilda Figueiredo Gonçalves da Silva

Área:
Ensino de Química
Título:
PROJETO TEMÁTICO NO ENSINO DA QUIMICA: “ESTUDO DO ÓLEO ESSENCIAL DA CITRONELA PARA PRODUÇÃO DE DOMISSANITÁRIOS”
Autores:
Claudia Dyana Dos Santos Peretiatko

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
A TV MULTIMÍDIA PODE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO?
Autores:
Clelder Luiz Pedro
Sergio de Mello Arruda
Marinez Meneghello Passos

Área:
Ensino de Química
Título:
ATIVIDADES LÚDICAS PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA
Autores:
Cristiane Kalinke
Paola Thalissa Bartoski Polla
Patricia Teixeira Marques

Área:
Ensino de Ciências
Título:
O LÚDICO E A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA
Autores:
Cristiane Kalinke
Camila Diedrich

Área:
Ensino de Ciências
Título:
¬¬¬¬DICIONÁRIO DIGITAL ILUSTRADO DE CITOLOGIA: UMA ABORADAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Cristina Lúcia Sant'ana Costa-ayub
Vanessa
Angélica Gois Morales

Área:
Ensino de Química
Título:
PEDAGOGIA DE PROJETO COM A FABRICAÇÃO DE PAPEL E CELULOSE: DEBATES DE QUÍMICA E AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO ESPÍRITO SANTO
Autores:
Cynthia Torres Daher Fortunato
Frederico da Silva Fortunato
Sidnei Quezada Meireles Leite

Área:
Educação Ambiental
Título:
O USO DO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS) COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores:
Daniel de Sampaio
Maria de Fatima Alves de Oliveira

Área:
Ensino de Ciências
Título:
OFICINAS PEDAGÓGICAS DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO EXPERIMENTAL
Autores:
Daniele Cecília Ulsom de Araújo
Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein
Leticia Knechtel Procopiak

Área:
Ensino de Ciências
Título:
NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS, BIOLOGIA E AMBIENTE A DISTÂNCIA - NEBAD: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Autores:
Danielle Cristina Duque Estrada Borim
Gisele Renaultsupino Mendes
Andrea Carla de Souza Goes
Waisenhowerk Vieira de Melo
Andrea Espinola Siqueira

Área:
Educação Ambiental
Título:
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Autores:
Dirlene Aparecida Chaves Federizzi
Elizabeth Macedo Fagundes

Área:
Ensino de Ciências nas Séries Iniciais
Título:
PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Edgar Miranda da Silva
Daise Pires Silva de Oliveira
Maricélea Silva do Nascimento
Rita Vilanova

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PELA TRANSVERSALIDADE DE SABERES.
Autores:
Edilena Maria Corrêa
Maria Dos Remédios de Brito

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CURRÍCULO, SABERES E O ENSINO DE CIÊNCIAS.
Autores:
Edilena Maria Corrêa
Maria Dos Remédios de Brito

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
FORMAÇÃO DE ENGENHEIRO EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA E SOCIOTÉCNICA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE ENGENHARIA
Autores:
Edson

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CLUBES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU (SC)
Autores:
Edson Schroeder
Celso Menezes

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
DA MINERALOGIA À CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE NÍVEL MÉDIO COM ENFOQUE CTSA
Autores:
Elaine Cristina Rossi
Nádia Ribeiro Amorim
Joelma Goldner Kruger
Manuella Villar Amado
Sidnei Quezada Meireles Leite

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA EM CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MUNICÍPIO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE/ES
Autores:
Elaine Cristina Rossi
Eduardo Augusto Moscon Oliveira

Área:
Ensino de Química
Título:
CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Elaine da Silva Ramos
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Elenise Sauer

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA – INTERAÇÃO MUSEU, UNIVERSIDADE E COMUNIDADE NA DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO MUNICÍPIO DE RESENDE - RJ
Autores:
Elaine Ferreira Tôrres
Esteban Lopez Moreno
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues
Vanda Perantoni Schmid

Área:
Ensino de Matemática
Título:
CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO E A PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE: CAMINHOS PARA UMA AÇÃO REFLEXIVA
Autores:
Elenita Eliete de Lima Ramos
Luci Dos Santos Bernadi

Área:
Ensino de Estatística
Título:
QUANTOS PEIXES TEM UMA LAGOA? PRIMEIROS CONTATOS COM ESTIMAÇÃO
Autores:
Elisa Henning
Fernanda Primieri Bessa

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
ENSINO DE DISCIPLINAS BÁSICAS DA MATEMÁTICA EM NÍVEL SUPERIOR NUMA PERSPECTIVA DE TRABALHO COLABORATIVO
Autores:
Elisandra Bar de Figueiredo
Eliane Bihuna de Azevedo
Graciela Moro
Ivanete Zuchi Siple

Área:
Ensino de Matemática
Título:
OS JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Autores:
Elizabeth Macedo Fagundes
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PARA A CARREIRA DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Autores:
Ellen Rosim de Vicente
Herbert Alexandre João
Ariane Baffa Lourenço

Área:
Ensino de Física
Título:
O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autores:
Emerson Luiz Gelamo

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
SIMULAÇÕES NUMÉRICAS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO ENSINO DE PROPAGAÇÃO ELETROMAGNÉTICA EM FIBRAS ÓTICAS
Autores:
Emir Baude

Área:
Ensino de Química
Título:
PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA ENSINO DE PLANEJAMENTO FATORIAL COMPLETO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Autores:
Evelyn Diane Pereira
Vassula Belinato Paiva
Ieda Spacino Scarminio
Paulo Henrique Março
Patrícia Valderrama

Área:
Ensino de Física
Título:
A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM EM FÍSICA
Autores:
Everton Donizetti Kielt
Antônio José Camargo

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO VINHO: A RELAÇÃO ENTRE BIOLOGIA E QUÍMICA.
Autores:
Fabiana Fachini
Katia Girardi Dallabona

Área:
Educação Ambiental
Título:
O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Autores:
Fabiana Mika Pereira Ramos
Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues
Nadia Maria Pereira Ramos

Área:
Ensino de Química
Título:
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS
Autores:
Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein
Júlio César Oliveira da Silva
Ótom Anselmo de Oliveira

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM LARGA ESCALA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM CTS PARA O ENSINO MÉDIO
Autores:
Fabio Ramos da Silva
Lilian Cristiane Almeida Dos Santos

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
A LICENCIATURA DE BRASILEIROS EM PORTUGAL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DOS SABERES SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE
Autores:
Fernanda de Paula Marques
Maria InÊs Ribas Rodrigues

Área:
Ensino de Matemática
Título:
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DE VERGNAUD
Autores:
Fernanda Fetzer
Mary Ângela Teixeira Brandalise

Área:
Educação Ambiental
Título:
DIFERENTES TECNOLOGIAS PARA ARMAZENAMENTO E TRATAMENTO DE DEJETOS ANIMAIS
Autores:
Fernando Ribas Rebonato

Área:
Linguagem e cognição no ensino de ciência e tecnologia
Título:
RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E COMPOSIÇÃO DO DISCURSO CIENTÍFICO: UMA QUESTÃO DE ENSINO DE LEITURA
Autores:
Francine Baranoski Pereira
Mallany Camargo Molina
Siumara Aparecida de Lima

Área:
Ensino de Biologia
Título:
“JÁ NASCE HOMEM OU MULHER” - DETERMINISMO BIOLÓGICO NO DISCURSO DE DOCENTES DE BIOLOGIA SOBRE SEXO E GÊNERO.
Autores:
Francisco Leal de Andrade
Angela Maria Freire Delima e Souza

Área:
Ensino de Matemática
Título:
APONTAMENTOS SOBRE POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA DE CHARLES ANDERS PEIRCE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autores:
Gefferson Luiz Dos Santos
Rosana Figueiredo Salvi

Área:
Ensino de Ciências
Título:
IDENTIFICANDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO SOBRE OS NUTRIENTES
Autores:
Georgianna Silva Dos Santos
Maria de Fatima Alves de Oliveira

Área:
Ensino de Física
Título:
O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM MAIS SIGNIFICATIVA E PRÁTICA
Autores:
Gislayne Elisana Gonçalves
Micheline Araújo Miranda
Elisângela Silva Pinto
Marcus Duarte
Adriana Madalena Araújo Faria

Área:
Ensino de Física
Título:
A ORIGEM E A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS NO ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM PIBIDIA
Autores:
Gislayne Elisana Gonçalves
Marcus Duarte
Paulo Pires
André Luiz de Souza
Marcelo de Avila Melo

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INTERFACE MUSEU DE CIÊNCIAS E ESCOLA: O CASO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Grazielle Rodrigues Pereira
Lilian Mascarenhas de Paula
Maria de Magdala Gonçalves Valério da Silva
Volnei Vogas Cipriano de Souza
Robson Coutinho Silva

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
KIT DE DESENVOLVIMENTO PARA O ENSINO DE MICROCONTROLADORES MCS51 COM COMUNICAÇÃO USB
Autores:
Gustavo Benvenutti Borba
Miguel Antonio Sovierzoski
Mikhail Anatholy Koslowski
Leandro Schwarz

Área:
Ensino de Matemática
Título:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ESTUDO DO DINHEIRO NO CONTEXTO DA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Gustavo Perini do Amaral
Helio Rosetti Junior
Juliano Schimiguel

Área:
Ensino de Ciências
Título:
UMA PROVA DE AMOR: O USO DO CINEMA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Helania Mara Grippa
Sidnei Quezada Meireles Leite
Patricia Bastos Lleonor
Manuella Villar Amado

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
OS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Autores:
Helenara Regina Sampaio Figueiredo

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
UTILIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS INTENSIVAS DOS LÍQUIDOS NA DETERMINAÇÃO DO TEOR ALCOÓLICO DE VODCAS
Autores:
Heloisa Andréa Acciari
Marco Aurélio Alvarenga Monteiro
Ednilson Luiz Silva Vaz
Eduardo Norberto Codaro

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
PRÁTICA DISCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATOS DE ESTUDANTES DO PIBID/UNILAB EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM REDENÇÃO/CE
Autores:
Howard Lopes Ribeiro Junior
Anderson Ribeiro da Silva
Robério Nery da Silva
José Berto Neto
Jacqueline Freire da Serra Cunha

Área:
Ensino de Biologia
Título:
ORIENTAÇÃO POSTURAL APLICADA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR
Autores:
Inajara Gabriel Mendes
Bruna Thaynara Albertti
Eliane Gonçalves de Jesus Fonseca

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
INTERDISCIPLINARIDADE À LUZ DAS CONCEPÇÕES DE DOCENTE E ALUNO ACERCA DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (BC&T)
Autores:
Ingrid Caroline de Almeida Zia

Área:
Educação Ambiental
Título:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE NÍVEL SUPERIOR: ELEMENTOS PARA UM DEBATE
Autores:
Isonel Sandino Meneguzzo
Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS DE TRABALHO
Autores:
Jaqueline de Morais Costa
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Luiz Alberto Pilatti

Área:
Linguagem e cognição no ensino de ciência e tecnologia
Título:
AVALIAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE O PROCESSO DE FECUNDAÇÃO, POR MEIO DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Autores:
Jeanine Albieri Kiszka Franzão
Rita de Cássia da Luz Stadler

Área:
Ensino de Física
Título:
O DEBATE COMO FERRAMENTA DE ENSINO : O CONFRONTO DE IDÉIAS A PARTIR DE EXPERIMENTOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA
Autores:
Jeremias Borges da Silva
Julio Cesar de Melo Caralp

Área:
Ensino de Química
Título:
INTERPRETAÇÃO DOS DESENHOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O FENÔMENO DE OXIRREDUÇÃO
Autores:
Jéssica da Silva Gaudêncio
Lúcia Helena Garrido
Leila Ines Follmann Freire
Alan Fernado Yoshiaki Matsushita

Área:
Ensino de Matemática
Título:
SOFTWARES EDUCACIONAIS: ALGUMAS POSSIBILIDADES DISPONIBILIZADAS PELO PRD E PROINFO
Autores:
Joaide de Fátima Colaço Silveira Bughay
Carla Juliana Princival

Área:
Ensino de Matemática
Título:
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, UTILIZANDO DESCRIÇOES CONCEITUAIS.
Autores:
João Casrlos Krause
Gerson Pereira
Antonio Vanderelei Dos Santos

Área:
Ensino de Matemática
Título:
A MATEMATICA NA ARTE DO TRANÇADO
Autores:
João Moreira Chaves Junior

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS PARA DEBATER O TEMA RIO+20: ABORDAGEM HISTÓRICO CRÍTICA EM BUSCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Joelma Goldner Kruger
Sidnei Quezada Meireles Leite

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
MÍDIA TELEVISIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA LEITURA DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Autores:
Joseane Oliveira da Silva
José Vicente Lima Robaina

Área:
Educação Tecnológica e profissional
Título:
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE
Autores:
José Fabiano Costa Justus
Antonio Carlos de Francisco
Guataçara Dos Santos Junior
Paulo Zaratini

Área:
Educação Ambiental
Título:
A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA: ALGUNS ASPECTOS AMBIENTAIS DO USO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E BIOCOMBUSTÍVEIS
Autores:
Josélia Dobrzanski

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O USO DE UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO SUPERIOR
Autores:
Josney Freitas Silva
Juliano Schimiguel

Área:
Ensino de Ciências nas Séries Iniciais
Título:
POR QUE E PARA QUÊ ENSINAR CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS
Autores:
Juliana Pinto Viecheneski
Marciah

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA ABORDAGEM CTS: UM CAMINHO VIÁVEL À FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS
Autores:
Juliana Pinto Viecheneski
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Área:
Ensino de Ciências nas Séries Iniciais
Título:
UM ESTUDO DAS METODOLOGIAS DE RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Autores:
Juliano Schimiguel
William Geraldon Sallum
Norma Suely Gomes Allevato

Área:
Ensino de Química
Título:
USO DO PROJETO INTEGRADOR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Autores:
Juliano Schimiguel
Viviane Rezi Dobarro
Antonio César Teixeira de Toledo
Ailton Cavalli
Flávio Gramolelli Junior

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
MAPAS CONCEITUAIS APLICADOS AO ENTENDIMENTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Autores:
Juliano Schimiguel
Henrique Polastro Reis
Rodrigo Tatsuya Murata

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES DE GUARAPUAVA SOBRE FATORES RELACIONADOS À GRAVIDEZ PRECOCE
Autores:
Juliene Sabrina Ramos
Elizabeth Macedo Fagundes

Área:
Ensino de Matemática
Título:
A MATEMÁTICA POR TRÁS DO LOGOTIPO DO MCDONALD'S
Autores:
Jussara Gomes Araújo Cunha
Elda Vieira Tramm

Área:
Ensino de Matemática
Título:
INVESTIGANDO OS QUADRILÁTEROS SEGUINDO PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ASSUBEL
Autores:
Jussara Gomes Araújo Cunha

Área:
Ensino de Biologia
Título:
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS SOBRE METABOLISMO CELULAR NO REFERENCIAL TEÓRICO DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Autores:
Karen Cavalcanti Tauceda
Vladimir Magdaleno Nunes
José Cláudio Del Pino

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Autores:
Karine Nunes Chagas
Antonio Donizetti Sgarbi

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
NOTAS INICIAIS: A PRÁTICA DOCENTE DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UTFPR CAMPUS PG.
Autores:
Katya Cristina de Lima Picanço

Área:
Ensino de Ciências nas Séries Iniciais
Título:
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DO ESTUDO DAS FORMIGAS
Autores:
Kátia Girardi Dallabona
Edson Schroeder

Área:
Ensino de Ciências
Título:
PIBID E EUCAÇÃO BÁSICA: O AUXILIO DE AULAS TEÓRICAS NA DISCUSSÃO SOBRE OBESIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Autores:
Kelin Jaine Daga

Área:
Ensino de Física
Título:
O ENSINO DE FÍSICA: UMA AVALIAÇÃO SOBRE A PERPECTIVA DOS CONHECIMENTOS OBTIDOS POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM-PA
Autores:
Larissa
Lana Raíssa Maciel do Nascimento
Altem Nascimento Pontes
André Silva Dos Reis
Brenda Letícia da Silva Leite

Área:
Educação Ambiental
Título:
AÇÃO AMBIENTAL NA EMEF DÉCIO MARTINS COSTA
Autores:
Laura Terezinha Pereira

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
OFICINA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O OLHAR DOS PROFESSORES E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Autores:
Leani Spies
Ana Paula Domingos
André Koscianski

Área:
Educação Tecnológica e profissional
Título:
A TRAJETÓRIA DO CEPROTEC/MT - UNIDADE RONDONÓPOLIS: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MATO GROSSO
Autores:
Leila Cristina Aoyama Barbosa

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
O TECNOPÓLIO DE POSTMAN VEM CONTAMINANDO A EDUCAÇÃO ATUAL?
Autores:
Leila Cristina Aoyama Barbosa
Leonardo Victor Marcelino
Walter Antonio Bazzo

Área:
Ensino de Física
Título:
PUBLICAÇÕES EM ENSINO DE ASTRONOMIA: UMAVISÃO SEGUNDO A REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA E O CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA
Autores:
Leonardo de Sousa Silva
Tatiele Miron
Cláudia Adriana da Silva

Área:
Ensino de Ciências
Título:
MUSEUS, ESTUÁRIOS E MANGUEZAIS EM ANCHIETA-ES: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
Autores:
Leonardo Salvalaio Muline
Adriane GonÇalves Gomes
Carlos Roberto Pires Campos

Área:
Educação Ambiental
Título:
JOGO DA “TRILHA ECOLÓGICA CAPIXABA”: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA LUDICIDADE
Autores:
Leonardo Salvalaio Muline
Adriane GonÇalves Gomes
Manuella Villar Amado
Carlos Roberto Pires Campos

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O QUE LEVA JOVENS E ADULTOS A BUSCAR A EJA? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.
Autores:
Lilian Aparecida Teixeira
Marinez Meneghello Passos

Área:
Ensino de Ciências
Título:
USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM AULAS SOBRE O CORPO HUMANO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA INICIAL
Autores:
Lis Rejane Lopes Dutra
Antonio Carlos Luciano de Souza
Daniele da Silva Maia Gouveia
Reinaldo do e. Santo Camilo

Área:
Ensino de Ciências
Título:
O USO DE PLANTAS COMO “TEMA GERADOR.” UMA ALTERNATIVA PARA AUXILIAR O APRENDIZADO DE CIÊNCIAS
Autores:
Lorena Kowalski Becher
Viviane Terezinha Koga

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A METODOLOGIA DE PROJETOS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Autores:
Luana de Almeida Pereira
Ana Lúcia Crisostimo

Área:
Ensino de Ciências
Título:
INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA AOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM CURRÍCULO CRÍTICO
Autores:
Lucas de Paulo Lameu
Gisele Maria Pedro Garcia
Rita de CÁssia m. t. Stano

Área:
Ensino de Ciências
Título:
LIMITES E POSSIBILIDADES PARA TRABALHAR COM O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE UM MUNÍCIPIO DO SUL DE SANTA CATARINA
Autores:
Lucas Dominguini
Maristela Gonçalves Giassi
Miriam da Conceição Martins
Maria de Lourdes Milanez Goulart

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EM REALIDADE AUMENTADA COM O ARTOOLKIT
Autores:
Lucas Matias Adams
Thiago Baronio Trevisan
Pedro Luiz de Paula Filho
Hamilton Pereira da Silva

Área:
Ensino de Física
Título:
VÍDEOS DIDÁTICOS: INSTRUMENTO DE ENSINO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Lucia da Cruz de Almeida
Leandro Santos de Assis
Ruth Maria Mariani Braz
Geisa Maria Souza Nascimento

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O ENSINO DE GEOMETRIA NO BRASIL: ALGUNS ASPECTOS DA SUA ORIGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS
Autores:
Luciane Ferreira Mocrosky
Fabiane Mondini
Violeta Maria Estephan

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
UTILIZANDO REDES SOCIAIS NO ENSINO SUPERIOR: CONEXÕES E NÓS NA APRENDIZAGEM DE DISCIPLINAS MATEMÁTICAS
Autores:
Luciane Mulazani Dos Santos

Área:
Ensino de Química
Título:
UMA ANÁLISE DAS PROVAS DO ENEM A PARTIR DAS QUESTÕES RELACIONADAS AO CONTEÚDO "EQUILÍBRIO QUÍMICO"
Autores:
Ludmila Nogueira da Silva
Raíssa Figueiredo Mariano

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O USO DE JOGOS COMO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Autores:
Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Sani de Carvalho Rutz da Silva

Área:
Ensino de Matemática
Título:
ENSINO DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA
Autores:
Maiara Francine Bollauf
Regina Helena Munhoz

Área:
Linguagem e cognição no ensino de ciência e tecnologia
Título:
LINGUAGEM COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR VOLTADA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI)
Autores:
Mallany Camargo Molina
Adriane de Fátima da Luz Soares
Analia Mria de Fátima Costa
Mariane Eliza Weinert
Siumara Aparecida de Lima

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
ENSINANDO CIÊNCIAS NATURAIS A PATRIR DO COTIDIANO DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL MARCILIO DIAS, SALVADOR-BA
Autores:
Manoela de Jesus Sousa Argolo
Ayecha Santos Palagani
Marcia Maria Souza Gonçalves
Izaura Santiago Cruz

Área:
Ensino de Ciências
Título:
MENSAGENS E SINAIS: O PLANEJAMENTO DO ATO SÊMICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE ÉTICA ANIMAL NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Autores:
Marcela Teixeira Godoy
Carlos Eduardo Laburu
Osmar Henrique Moura da Silva

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES INSERIDOS NO CONTEXTO DO PIBID
Autores:
Marcelo Alves de Carvalho
Sergio de Mello Arruda

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
PROFESSOR PESQUISADOR E PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO
Autores:
Marcelo Gomes Germano
Maria Ângela Vasconcelos de Almeida Gama

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
O PROFESSOR PESQUISADOR E A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO
Autores:
Marcelo Gomes Germano
Maria Ângela Vasconcelos Lopes Gama

Área:
Ensino de Química
Título:
INVESTIGANDO DIFERENTES PROPOSTAS DE INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA
Autores:
Marcelo Maia Cirino
Marlene Bergamo

Área:
Ensino de Matemática
Título:
APRENDENDO GEOMETRIA COM O SOFTWARE SIMIS
Autores:
Marcia Boiko Dos Santos
Claudete Cargnin
Valdeni Soliani Franco

Área:
Ensino de Química
Título:
JUSTIÇA AMBIENTAL, CIDADANIA E PETRÓLEO: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO ENTORNO DA REFINARIA DE DUQUE DE CAXIAS
Autores:
Marcia Olivieri de Souza

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
JORNALISMO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS- O PAPEL DO TELEJORNALISMO BRASILEIRO NA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE O CÂNCER DA PELE
Autores:
Marcio Vieira Oliveira

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
PERSPECTIVAS DE ESTAGIÁRIOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE: TESTANDO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE
Autores:
Marcus Vinicius Martinez Piratelo
Marcelo Alves de Carvalho
Sergio de Mello Arruda

Área:
Ensino de Biologia
Título:
A MODALIDADE DIDÁTICA, PROJETO, NA PRÁTICA EDUCACIONAL DE BIOLOGIA, EM UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Maria Aparecida Honorato

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
PROMOVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA ABORDAGEM CTSA TRABALHADA NAS AULAS DE ARTES
Autores:
Maria Auxiliadora Delgado Machado
Felipe Gaspar Perestrello de Menezes
Mariane Rodrigues Dos Santos

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
AS NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE CONTAM HISTÓRIAS DE INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA
Autores:
Maria de Fatima Baldez Rodrigues
Sheyla Rodrigues

Área:
Ensino de Química
Título:
A CONCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE QUÍMICA SOBRE A FORMAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ – UEPA
Autores:
Maria Dulcimar de Brito Silva
Ruth Gabriel Canga Buza
Sinaida Maria Vasconcelos de Castro
Eduardo Ribeiro Marinho

Área:
Ensino de Química
Título:
PRODUTOS DE LIMPEZA ARTESANAIS: UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DE TEMAS DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Maria Dulcimar de Brito Silva
André Silva Dos Reis
Bruna Mariáh da Silva e Silva
Karen Marcela Barros da Costa
Thielle Nayara Vieira de Souza

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
TICS NA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ
Autores:
Maria Ivete Basniak

Área:
Ensino de Matemática
Título:
ARTE E TECNOLOGIA NO CONTEXTO MATEMÁTICO
Autores:
Maria Nilza Fernandes Alves
Ana Paula de Oliveira Cardoso
Danilo Santos Sousa
Jocasta Ribeiro Silva
Wallace Juan Teixeira Cunha

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
POR UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA, INTERATIVA E MEDIADA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ONLINE
Autores:
Maria Rosemary de Oliveira

Área:
Ensino de Biologia
Título:
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ABORDAGEM DA FLORA NATIVA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
Autores:
Marília Ronssen

Área:
Ensino de Matemática
Título:
EXPERIMENTO MASSA-MOLA: UMA ABORDAGEM DINÂMICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES
Autores:
Marília Zabel
Ivanete Zuchi Siple

Área:
Ensino de Matemática
Título:
EQUIVALÊNCIAS – UM DESAFIO PARA CONSTRUIR O CONCEITO DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS
Autores:
Marta Burda Schastai
Luiz Alberto Pilatti
Sani de Carvalho Rutz da Silva

Área:
Ensino de Física
Título:
PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FORÇA DE ATRITO
Autores:
Matheus Daleffe Nespolo
Roseli Constantino Schwerz
Natalia Neves Macedo Deimling

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
UMA ABORDAGEM PARA AVALIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS: ÊNFASE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Maxwell de Oliveira Medeiros
Juliano Schimiguel

Área:
Ensino de Química
Título:
MONITORIA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA
Autores:
Mayara Gobetti Fernandes da Silva
Aline Chitto Lopes
Larissa Macedo Dos Santos

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ANALISE DO USO DE REVISTA EM QUADRINHOS APLICADO À ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Mayara Juliane Swiech
Dalva Cassie Rocha
Izaclis Alves Dalzoto

Área:
Educação Ambiental
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POTENCIAL ECOTURÍSTICO DO PARQUE DO INGÁ (MARINGÁ - PARANÁ)
Autores:
Maycon Raul Hidalgo
Ana Tiyomi Obara
Gilmar Farias Junior
Eraldo Shunck Silva
Maria Auxiliador Milaneze-gutierre

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DAS TICS OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Mário Rausch
Elcio Schuhmacher
Oscar Dalfovo
Miriam Splitter Hackbarth
Ricardo Guilherme

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO ÉTICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Autores:
Micaele Ramos Galvão
Antonio Donizetti Sgarbi

Área:
Ensino de Física
Título:
DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL DA FÍSICA À APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES
Autores:
Michele Veleda Lemos
Sheyla Rodrigues
Valmir Heckler

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
HOUVE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES?
Autores:
Milton Kist
Marinez Meneghello Passos

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS: UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Autores:
Murilena Pinheiro de Almeida
Luis Maurício Martins de Rezende
Siumara Aparecida de Lima

Área:
Ensino de Ciências
Título:
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO SOBRE ÁTOMOS PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Mylena de França Martins
Guilherme Leonardo Freitas Silva

Área:
Ensino de Química
Título:
CALORIAS E SAÚDE: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores:
Nádia Ribeiro Amorim
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
Vilma Reis Terra
Sidnei Quezada Meireles Leite

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO DE LOGÍSTICA E AFETIVIDADE: VISÃO DE UMA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Autores:
Octavio Cavalari Júnior
Juliano Schimiguel
Helio Rosetti Junior
William Geraldon Sallum
Josiane Brunetti Cani Ferrari

Área:
Ensino de Matemática
Título:
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS SOLUÇÕES DO MODELO LOGÍSTICO COM LIMIAR E RESOLUÇÃO POR MEIO DE UMA MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE
Autores:
Oilson Alberto Gonzatto Junior
Eloy Kaviski
Adilandri Mércio Lobeiro
Liliana Madalena Gramani

Área:
Educação Ambiental
Título:
O DISCURSO ECOLÓGICO PRESENTE NA PROPAGANDA “SEPARE O LIXO E ACERTE NA LATA”: O ALUMÍNIO EM QUESTÃO
Autores:
Patrícia de Oliveira Rosa da Silva
Gabriele Carolina Torres

Área:
Ensino de Biologia
Título:
A SIMULAÇÃO DIDÁTICA DE FLUTUAÇÃO DE POPULAÇÃO SOB O OLHAR DA SEMIÓTICA DE DUVAL
Autores:
Patrícia de Oliveira Rosa da Silva
Lucas Perucci
Carlos Eduardo Laburu

Área:
Educação Ambiental
Título:
SEPARAÇÃO CORRETA DO LIXO: MUDANÇAS DE ATITUDES INICIAM-SE DENTRO DA ESCOLA
Autores:
Paula Dalla Vecchia
Caroline Zanotto
Jussany Maria de Barros Moreira
Henrique Emilio Zorel Junior

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONJECTURAS A CERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Autores:
Paulo Fernando Zaratini de Oliveira e Silva
José Fabiano Costa Justus
Marcos Cesar Danhoni Neves
Sani de Carvalho Rutz da Silva

Área:
Ensino de Biologia
Título:
“ISSO SÃO HORAS...???”: UM NOVO CASO PARA UM JOGO INVESTIGATIVO SOBRE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
Autores:
Paulo Roberto de Amoretty
André r. Senna
Ronaldo Figueiró
Carolina n. Spiegel

Área:
Ensino de Química
Título:
A ANALOGIA DO COMPORTAMENTO COLETIVO HUMANO COMO FERRAMENTA NA ABORDAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA
Autores:
Paulo Rodrigo Stival Bittencourt
Michelle Budke Costa
Éder Lisandro de Moraes Flores
Eduardo Eyng
Gilberto Luiz Mattielo Junior

Área:
Ensino de Ciências
Título:
O DIÁLOGO DOS SABERES CIENTÍFICO E POPULAR SOBRE PEIXES POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO RIO PARANÁ
Autores:
Poliana Barbosa da Riva
Ana Tiyomi Obara
Harumi Irene Suzuki

Área:
Ensino de Ciências nas Séries Iniciais
Título:
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
Autores:
Priscila Meier de Andrade Tribeck
Sandra Mara Soares Ferreira

Área:
Educação Ambiental
Título:
QUÍMICA VERDE E SEUS PRINCÍPIOS
Autores:
Rafaelly Simionatto Pinheiro
Tamires Lando
Solange Teresinha Carpes

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A BIOTECNOLOGIA, OS ALIMENTOS E A ALIMENTAÇÃO
Autores:
Raquel Cristina Serafin Menegazzo

Área:
Ensino de Ciências
Título:
SENSIBILIZAÇÃO DE EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A PROBLEMÁTICA ENERGÉTICA
Autores:
Raquel Cristina Serafin Menegazzo

Área:
Educação Ambiental
Título:
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autores:
Raquel Cristina Serafin Menegazzo

Área:
Linguagem e cognição no ensino de ciência e tecnologia
Título:
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TEXTOS INFORMATIVOS, NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Raquel Cristina Serafin Menegazzo
Mariangela Przybysz
Rita de Cássia da Luz Stadler

Área:
Ensino de Química
Título:
INDICADORES DE ÁCIDOS E BASES: DESENVOLVENDO EXPERIÊNCIAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
Autores:
Raquel Cristina Serafin Menegazzo
Rita de Cássia da Luz Stadler

Área:
Ensino de Matemática
Título:
JOGOS COMO ATIVIDADE DE ENSINO NA INICIAÇÃO ALGÉBRICA
Autores:
Regiane de Oliveira Gaspar
Maria do Carmo de Sousa

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O ENSINO DO CONCEITO DE ÂNGULOS: UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Regiane de Oliveira Gaspar
Eder Flavio Prado
Maria do Carmo de Sousa

Área:
Ensino de Física
Título:
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA COM ÊNFASE AMBIENTAL
Autores:
Renata Gabrielly da Silva Batista
Saulo de Almada Gomes
Eloídes Melo
Cláudia Castro

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
ELEMENTO DA ABORDAGEM CTS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Renato Luiz do Nascimento
Eleni Elizabeth Gotrifid Perotti

Área:
Linguagem e cognição no ensino de ciência e tecnologia
Título:
A UTILIZAÇÃO DE HAICAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Autores:
Ricardo Luiz Zanotto
Rita de Cássia da Luz Stadler
Márcia Regina Carletto

Área:
Ensino de Ciências
Título:
GEOCIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CIÊNCIAS OU GEOGRAFIA? DA HISTÓRIA DA TERRA À PAISAGEM LOCAL ATRAVÉS DA GEODIVERSIDADE DA ILHA DE SANTA CATARINA
Autores:
Roberta Alencar
Rosemy da Silva Nascimento
Gilson Burigo Guimarães

Área:
Ensino de Matemática
Título:
CONCEITO DE DERIVADA E DIFERENCIAL: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES
Autores:
Rogério de Aguiar
Ivanete Zuchi Siple
Graciela Moro

Área:
Ensino de Ciências
Título:
NANOARTE COMO RECURSO PEDAGÓGICO TRANSDISCIPLINAR: CONSTRUINDO CONHECIMENTO E CONSCIÊNCIA
Autores:
Rojanira Roque Dos Santos
Camila Carneiro Dias Rigolin

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
O USO DE SEMINÁRIOS SOBRE ECOSSISTEMAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E DE INTEGRAÇÃO DE CONCEITOS EM AULAS DE ECOLOGIA
Autores:
Ronaldo Figueiró
Valéria Vieira
André r. Senna
Paulo Roberto de Amoretty

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO
Autores:
Rosiney Rocha Almeida
Carlos Fernando de Araujo Junior
Andrea Carla Leite Chaves

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS AS SEREM CONSIDERADOS NESTE PROCESSO
Autores:
Rosiney Rocha Almeida
Andrea Carla Leite Chaves
Carlos Fernando de Araujo Junior

Área:
Educação Ambiental
Título:
A INSERÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA.
Autores:
Ruth Gabriel Canga Buza
Juliana l Ando Canga
Maria Dulcimar de Brito Silva

Área:
Ensino de Matemática
Título:
REFLEXÕES SOBRE: LETRAMENTO E NUMERAMENTO MATEMÁTICO
Autores:
Rúbia Juliana Gomes Fernandes
Siumara Aparecida de Lima
Guataçara Dos Santos Junior

Área:
Ensino de Estatística
Título:
O ENSINO DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2001 A 2010: TESES E DISSERTAÇÕES DE CURSOS RECOMENDADOS PELA CAPES
Autores:
Sabrina Anne de Lima
Guataçara Dos Santos Junior
Luciana Boemer Cesar Pereira
Danieli Walichinski

Área:
Ensino de Ciências nas Séries Iniciais
Título:
ASSIMETRIA DIDÁTICA: APRENDIZAGEM MEDIADA POR RECURSOS PEDAGÓGICOS NOS ANOS INICIAIS PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS
Autores:
Sandra Mara Soares Ferreira
Priscila Meier de Andrade Tribeck

Área:
Ensino de Ciências
Título:
O ENSINO DOS FENÔMENOS DA LUZ, CORES E VISÃO PARA O 9º ANO DO NÍVEL FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autores:
Sandro Aparecido Dos Santos
Diovana Chaicovski
Ana Lúcia Crisostimo

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
CRIAÇÃO DE SUBSUNÇORES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ANÁLISE DE REQUISITOS DE SOFTWARE
Autores:
Sheila Cristiana de Freitas
Antonio Carlos de Francisco

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
A EDUCAÇÃO COM ENFOQUE CTS NO QUADRO DAS TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO ATUAL
Autores:
Silmara Alessi Guebur Roehrig
Sérgio Camargo

Área:
Ensino de Biologia
Título:
COMO SUPERAR A PASSIVIDADE NAS AULAS DE BIOLOGIA: UM ESTUDO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO.
Autores:
Silvia Zanette de Aragão

Área:
Ensino de Química
Título:
EQUILÍBRIO QUÍMICO NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOB UM OLHAR DA REALIDADE ESCOLAR.
Autores:
Silviane Cordeiro Correa

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
LUZ E COR NA ARTE E NA CIÊNCIA
Autores:
Silvio Luiz Rutz da Silva
Luiz Antônio Bastos Bernardes
Luiz Américo Alves Pereira
Antônio José Camargo
Marcos Damian Simão

Área:
Ensino de Ciências
Título:
APOIO PEDAGÓGICO EM CIÊNCIAS NATURAIS
Autores:
Silvio Luiz Rutz da Silva
Luiz Antônio Bastos Bernardes
Luiz Américo Alves Pereira
Antônio José Camargo
Marcos Damian Simão

Área:
TIC no ensino e aprendizagem de ciência e tecnologia
Título:
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DA INTERNET PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
Autores:
Simone de Souza
Rosana Viomar de Lima
Marli Schmitt
Dulcinéia Ester Pagani Gianotto

Área:
Ensino de Matemática
Título:
ETNOMODELAGEM: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Simone Raquel Casarin Machado
André Luís Lui

Área:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título:
ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO EM UMA ABORDAGEM CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NUM CURSO DE PEDAGOGIA
Autores:
Simone Semmer
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Marcos Cesar Danhoni Neves

Área:
Ensino de Química
Título:
POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PELO ESTUDO DA QUÍMICA: ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO COM ENFOQUE CTS
Autores:
Tania Mara Niezer
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Área:
Educação Ambiental
Título:
UMA INVESTIGAÇÃO DA INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE
Autores:
Tatiane Dobrzanski
Charles Carvalho

Área:
Ensino de Química
Título:
POSSIBILIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO PARA O ESTUDO DA CINÉTICA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Tatiane Larissa da Silva Farias
Ana Claudia Pedrozo da Silva
Angélica Priscila Parússolo Tonin
Washington Lombarde
Alessandra

Área:
Ensino de Química
Título:
O ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Autores:
Thiago Augusto Dias Santos
Ted Wilson Bichara Junior
Mauro Bruno Ferreira de Souza

Área:
Ensino de Ciências
Título:
O TRABALHO DOCENTE COLETIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autores:
Thiago Henrique Barnabé Corrêa
Claudinei César de Arruda

Área:
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias
Título:
INTERFACEAMENTO REMOTO DE UMA PLANTA MULTIPROCESSOS E CRIAÇÃO DE CENÁRIOS PARA O ENSINO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Autores:
Thiago Rodrigues Garcia
Gean Stein
Frederico Menine Schaf

Área:
Ensino de Ciências
Título:
PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDÁTICA DE FÍSICA PARA DEBATER O CONCEITO DE CINEMÁTICA. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DOS TEMAS TRÂNSITO E SAÚDE.
Autores:
Tiago Destéffani Admiral
Sidnei Quezada Meireles Leite

Área:
Ensino de Matemática
Título:
ASTRONOMIA COMO TEMA GERADOR DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS SURDOS – UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO
Autores:
Tina Andreolla (clementina Verginia Andreolla)
Elaine Beilner de Oliveira
Nadia Sanzovo
Talita Pilati Alves
Aline Brancalione

Área:
Ensino de Ciências
Título:
PROPOSIÇÃO DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE PROBABILIDADE E A GENÉTICA
Autores:
Valentin Furtonato Bonelli Neto
Juliano Eli
Elcio Schuhmacher

Área:
Ensino de Matemática
Título:
MODELAGEM MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA COM OBJETIVO DE ELABORAR UM MODELO MATEMÁTICO
Autores:
Vanda Maria de Sousa
Christiane Godarth

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS
Autores:
Vaneila Bertoli

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
ECOPEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE INTEGRAL
Autores:
Vera Lúcia de Souza e Silva

Área:
Formação de Professores no Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTÁGIO INTEGRADO DAS LICENCIATURAS DA FURB
Autores:
Vera Lúcia de Souza e Silva
Edson Schroeder

Área:
Ensino de Biologia
Título:
PROGRAMA “CIÊNCIA VAI À ESCOLA” - MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DA UFPR: CONSTRUINDO UMA VISÃO DE CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Victor Eduardo Pauliv
Camilla Felippe
Luciana Cristina Carvalho
Rafaela Bobato
Fernando Antonio Sedor

Área:
Ensino de Matemática
Título:
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE OBSERVAÇÃO DA LINGUAGEM
Autores:
Vilma Rinaldi Bisconsini
Denis Rogério Sanches Alves
Adan Santos Martens

Área:
Ensino de Biologia
Título:
IMPACTO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NA MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ/BRASIL
Autores:
Vinicius Ferreira Pinto
Bruno de Carvalho Bonfim
Thaís Porto Beiral
Adaisa Paes Viana
Antônia Elenir Amâncio Oliveira

Área:
Ensino de Biologia
Título:
METODOLOGIA DE ENSINO DE BIOLOGIA RELACIONADA À TEMÁTICA BIOTECNOLOGIA
Autores:
Wagner Andre Fagundes
Gabriela Ronchi Salomon
Cristiano Marcondes Pereira
Ana Lúcia Crisostimo

Área:
Ensino de Matemática
Título:
UMA ABORDAGEM DE GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Autores:
Wanderley Pivatto Brum
Elcio Schuhmacher

Área:
Ensino de Matemática
Título:
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COMO PERSPECTIVA PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Autores:
Wellington Piveta Oliveira
Vilma Rinaldi Bisconsini

Área:
Educação Tecnológica e profissional
Título:
OFICINA DE AVALIAÇÃO: A DIFÍCIL TAREFA DE AVALIAR COM QUALIDADE
Autores:
Wierly de Lima Barboza
André Luis Trevisan
Roseli Gall do Amaral


SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - Ponta Grossa/PR - Todos os Direitos Reservados.