Ensino de Ciências



Título:
ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS DESENVOLVIDAS EM CLUBES DE CIÊNCIAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO “PROJETO ENERBIO – ENERGIA DA TRANSFORMAÇÃO”
Autores: Adriana Longhi, Edson Schroeder

Título:
ENSINANDO CIÊNCIAS EM CLUBE DE CIÊNCIAS
Autores: Adriane Cristina, Veigantes Grein, Claudia Regina Xavier


Título:
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UESC
Autores: Adriane Lizbehd Halmann, Joseane Pereira Dos Santos

Título:
SEMMELWEIS E A FEBRE PUERPERAL: IMPLICAÇÕES ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA
Autores: Aline de Moura Mattos , Marcos Rodrigues da Silva

Título:
A PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA E A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE FORTALECIMENTO ÀS LICENCIATURAS
Autores: Ana Lúcia Crisostimo, Ana Lúcia Crisostimo, Elizabete França, Cristiane Aparecida Kiel

Título:
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO E DO MOVIMENTO APARENTE DO SOL
Autores: Anderson Giovani Trogello, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Marcos Cesar Danhoni Neves

Título:
ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA A PARTIR DA TEMÁTICA ENERGIA NA EJA
Autores: André Taschetto Gomes, Isabel Krey Garcia, Lisiane Barcellos Calheiro

Título:
O PROGRAMA DE EXTENSÃO “EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI”: AÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS, PROFESSORES E O INCENTIVO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS
Autores: Aurora Rupp, Edson Schroeder

Título:
A CONTRIBUIÇÃO DOS MUSEUS DE CIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL
Autores: Azizi Manuel Tempesta, Luciano Carvalhais Gomes

Título:
A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTO JUVENIL PARA A DIVULGAÇÃO DE QUESTÕES AMBIENTAIS
Autores: Barbara Doukay Campanini, Marcelo Borges Rocha

Título:
EQUIVALENTE MECÂNICO DO CALOR: O QUE DIZEM OS LIVROS DIDÁTICOS E O QUE AFIRMA JOULE EM SEUS TEXTOS
Autores: Bianca Cintra de Carvalho, Luciano Carvalhais Gomes

Título:
A SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Briseidy Marchesan Soares, Renata de Oliveira Caetano, Sabrina de Souza Soares

Título:
HORTA ESCOLAR: UM PROJETO AMBIENTAL CRÍTICO OU CONSERVADOR? – ESTUDO DE CASO
Autores: Camille Paola Monteiro Baptista, Greiciele da Silva Dias, Alexandre Maia do Bomfim

Título:
FULECO, UM MASCOTE MAL COMPREENDIDO
Autores: Caroline Antunes, Rosa Dalva, Cassie Rocha

Título:
O INTERESSE EM CIÊNCIAS: AS RELAÇÕES EM UMA CONFIGURAÇÃO FAMILIAR
Autores: Cássia Emi Obara, Sérgio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos, Marcus Vinicius Martinez Piratelo

Título:
STELLARIUM, SOFTWARE EDUCATIVO COMO MEDIADOR NO ENSINO DE ASTRONOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA – PIBID INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Autores: Christian Sossella, Vanessa Pagno, Marlene Della Giustina, Marcos Leandro Ohse

Título:
UTILIZAÇÃO DOS SABERES PRÉVIOS DOS ESTUDANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO MEDIADOS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Autores: Clarissa MoeschWelter, Daiana Dal Pupo, Leyze Grecco, Débora Erileia Pedrotti Mansilla Carlos Rinaldi

Título:
O PROJETO “EXPERIMENTANDO CIÊNCIAS” E A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO
Autores: Clébio Marques de Oliveira Júnior, Cássia Ramos Sampaio, Kíssila Gomes Barreto, Wander Gomes Ney

Título:
O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO SISTEMA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES
Autores: Cristiane Ramos Teixeira Maria Luiza de Lima Marques Eduardo Augusto Moscon Oliveira

Título:
OS FILMES E OS ESTUDOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores: Daiane Lorenzon, Neusa Maria John Scheid Briseidy Marchesan Soares

Título:
A FICÇÃO CIENTÍFICA EM REVISTAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
Autores: Danielle Cristina, Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha

Título:
CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES QUANTO AOS CONCEITOS DE INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Autores: Diego Machado Ozelame, Walter Romeu Bicca Júnior, João Bernardes da Rocha Filho, Maurivan Güntzel Ramos

Título:
COMPREENSÕES DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/PIBID SOBRE CLUBES DE CIÊNCIAS, CIÊNCIA E O SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL
Autores: Edson Schroede,r Graciele Alice Carvalho Adriano

Título:
EDUCAÇAO CIENTÍFICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores: Eliane Regina Martins Batista, Evandro Ghedin

Título:
O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Elizângela da Rocha Mota, Amarildo Gonzaga Menezes

Título:
A INOVAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA UFPR LITORAL VISTA SOB O ASPECTO GRUPAL
Autores: Emerson Joucoski Alberto Villani

Título:
O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE: INVESTIGAÇÃO DOS INVARIANTES OPERATÓRIOS APRESENTADOS POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA PERSPECTIVA DE VERGNAUD
Autores: Erika Alessandra Rodrigues, Schirley Pasquali, Edson Schroeder

Título:
A ECOFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores: Fabiana Fachini, Vera Lúcia de Souza e Silva Schirley Pasquali

Título:
DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DE PALESTRAS: UMA ANALOGIA ENTRE OS ASTRÔNOMOS AMADORES E OS PROFESSORES
Autores: Ferdinando Vinicius Domenes Zapparoli, Sérgio de Mello Arruda

Título:
PRODUÇÕES COLETIVAS DE MÍDIAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
Autores: Fiama Cristina Kern, Raquel Welinski de Abreu, Elias João de Melo, Daniela Tomio

Título:
EXPLORANDO A CRIATIVIDADE DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM FEIRAS DE CIÊNCIAS
Autores: Glauber Luciano Kitor

Título:
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO: O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE DEFICIENTES VISUAIS
Autores: Iohanna Elizabeth Beckers

Título:
O CONCEITO DE TECNOLOGIA: ANÁLISE DE ALGUMAS NOÇÕES FUNDAMENTAIS
Autores: Iomar da Costa Pereira, Evandro Ghedin, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

Título:
O ENSINO DE CIÊNCIA COM UM OLHAR CULTURAL E CIENTÍFICO, POR MEIO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Autores: Itala Nayana de Souza Oliveira, Ana Claudia Rodrigues de Melo

Título:
NANOTECNOLOGIA E ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE PROPOSTAS DIDÁTICAS
Autores: Izabela Paulini de Jesus, Ivanilda Higa

Título:
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Autores: Joici de Carvalho Leite, Maria Aparecida Rodrigues, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Título:
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ECOLOGIA
Autores: José Nunes Dos Santos, Maria José Fontana Gebara

Título:
O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores: Juliana Yporti de Sena, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha

Título:
A ABORDAGEM TEMÁTICA “RECICLAGEM” INTEGRANDO O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Autores: Kelly Rosa Walendorff, Awdry Feisser Miquelin

Título:
LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PNLEM/PNLD EM FOCO
Autores: Larissa Zancan Rodrigues, Vilmarise Bobato Gramowski

Título:
UM OLHAR PARA A MANEIRA QUE ENSINO: DOS MEMORIAIS ÀS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Autores: Leandro Duso Marilisa Bialvo Hoffmann

Título:
ORGANIZAÇÃO DE DEBATE SOBRE TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS APÓS A GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO IF FLUMINENSE
Autores: Liana Genuncio Silva, Karla Barreto da Silva, Paulo André Siqueira Barbosa, Wander Gomes Ney

Título:
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ SOBRE CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autores: Lis Peixoto Rocha, Rodrigo Garrett da Costa, Larissa Codeço Crespo

Título:
ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Autores: Luciana de Lima Wouk, Sandro Aparecido Dos Santos, Ana Lúcia Crisostimo

Título:
O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO
Autores: Luiza Gabriela de Oliveira, Marco Antonio Melo Franco

Título:
MAPAS E REDES CONCEITUAIS: UMA ANÁLISE SEMIOLÓGICA DA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Autores: Marcela Teixeira Godoy, Carlos Eduardo Laburu

Título:
CONTRIBUIÇÕES DOS MUSEUS PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autores: Marcelo Borges Rocha, Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Danielle Cristina, Duque Estrada Borim, Lucas da Silva Grion

Título:
MUDANÇA NA EDUCAÇÃO: A PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA COMO OPÇÃO NECESSÁRIA A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Autores: Maria Elena Tobolski Prasniski, Ana Sofia Macedo Szczepaniak Miranda

Título:
APRENDENDO CIENCIAS NO SAMBAQUI: UMA PROPOSTA DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA
Autores: Maria Luiza de Lima Marques, Cristiane Ramos Teixeira, Carlos Roberto Pires Campos, Eduardo Augusto Moscon Oliveira

Título:
PERCEPÇÃO SOBRE A FAUNA POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, RIO VERDE DE MT- MS: CONRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores: Maria Rita Mendonça Vieira, Klaudia Bitencourt, Angela Maria Zanon

Título:
OFICINA DE CORES COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIENCIA DESENVOLVIDA PELOS BOLSISTAS DO PIBID DE CIENCIAS BIOLOGICAS DA UNESC
Autores: Mariane Trichês Pezente, Janaina Pedroso, Zenaide Pais Topanotti, Maristela Gonçalves Giassi

Título:
UMA ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SOB A ÓTICA DAS COMPONENTES DA TEORIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM
Autores: Marily Aparecida Benicio, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos

Título:
O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA DENGUE
Autores: Marly Satimi Shimada Augusto Fachín Terán

Título:
EDUCAÇAO CIENTÍFICA EM AMBIENTES NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA PARA A COMPREENSÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Autores: Michelle Abadia Cirilo, Amanda Freitas Guimarães, Juliana Simião Ferreira

Título:
A FORMAÇÃO DOS CAMPOS DISCPLINARES E A HISTÓRIA DAS MATÉRIAS ESCOLARES
Autores: Murilena Pinheiro de Almeida, Helaine da Silva Souza

Título:
RESGATE DAS APRENDIZAGENS EM CIÊNCIAS SUAS INTERAÇÕES E MOTIVAÇÕES, GERADAS POR UMA VISITA AO MUSEU CATAVENTO
Autores: Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Sergio de Mello Arruda

Título:
ABORDAGEM DA MÍDIA IMPRESSA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Pedro Henrique Ribeiro de Souza, Marcelo Borges Rocha

Título:
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E A EDUCAÇÃO PLENA: DIALOGANDO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores: Raqueline Brito Dos Santos, Robson Vinicius Cordeiro, Antonio Donizetti Sgarbi

Título:
A PRODUÇÃO TEÓRICA EM TORNO DA OBRA DE LUDWIK FLECK NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2011 A 2013 E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Rodrigo Diego de Souza, Daniela Frigo Ferraz, Antonio Carlos de Francisco, Marcia Regina Carletto

Título:
POTENCIAL PEDAGÓGICO DO ENSINO MULTIDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA CTSA POR MEIO DO EXPERIMENTO DA FERMENTAÇÃO E DESTILAÇÃO DO CALDO DE CANA
Autores: Rúbia Carla Pereira, Nardely Sousa Gomes, Fernando Pinto Lopes

Título:
QUANDO A ESCOLA E O BAIRRO DIALOGAM: O ENSINO DE CIÊNCIAS E A ECOPEDAGOGIA
Autores: Salatiel da Rocha Gomes, Ierecê Barbosa, José Vicente de Souza Aguiar, Orleylson Cunha Gomes

Título:
A EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PONTA GROSSA
Autores: Samanta Mizunuma, Siumara Aparecida de Lima

Título:
COMIGO É NA BASE DO BEIJO
Autores: Sheila Freitas Gomes, Manoela Barros Guimarães, Fernanda Cristina da Silva Rangel, Wander Gomes Ney, Valéria de Souza Marcelino

Título:
USO DO MAPEAMENTO CONCEITUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: UMA NOVA PROPOSTA
Autores: Thathawanna Tenório Aires, Kátia Calligaris Rodrigues, Kátia Silva Cunha

Título:
O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO 6º E 9º ANO
Autores: Viviane Terezinha Koga, Alessandra Pereira Santa Clara

Título:
ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: DESAFIOS DA PRÁTICA PARA A ACULTURAÇÃO CIENTÍFICA E OS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Autores: Wellington Alves Dos Santos, Antonio Henrique Pinto