Ensino de Física



UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - MÉTODO TRADICIONAL X DIAGRAMA ADI

Autores: Alberto Piasecki Júnior Sandro Aparecido Dos Santos
AS DIFERENTES ABORDAGENS DO TEMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE ASTRONOMIA NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores: Alessandra Daniela Buffon Marcos Cesar Danhoni Neves
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DE TEMPO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

Autores: Alisson Cristian Giacomelli Carlos Ariel Samudio Pérez
UTILIZAÇÃO DE SENSORES DE TEMPERATURA E DA PLACA ARDUINO COMO ALTERNATIVA PARA UM EXPERIMENTO DE CONDUÇÃO TÉRMICA

Autores: Alvaro Becker da Rosa Alisson Cristian Giacomelli Marco Antonio s. Trentin
ROBÓTICA EDUCACIONAL E ENSINO DE FÍSICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores: Ana Rosa Jorge de Souza Maria Paula Alves Soares Bruno Vicente Moraes
DESENVOLVIMENTO DE APARATO PARA MEDIÇÃO DE PROPRIEDADES MAGNÉTICAS UTILIZANDO ARDUINO E SENSORES DE EFEITO HALL

Autores: Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano Aline Priscila Bortolotto Gomes Ferreira
CONSTRUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UM DETECTOR DE IONIZAÇÃO GASOSA PARA INSTRUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA NUCLEAR

Autores: Cleber Adelar Boff Rodrigo Oliveira Bastos Fábio Luiz Melquiades
O PROCESSO DE INTERAÇÃO COMO ATIVADOR DO PENSAMENTO METACOGNITIVO EM AULAS DE FÍSICA EXPERIMENTAL

Autores: Cleci Teresinha Werner da Rosa Alvaro Becker da Rosa
O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL EM AULAS PRÁTICAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores: Diego José Ribeiro Carlos José Bortolazza Willian Luan de Oliveira da Silva
CARACTERIZAÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FÍSICA

Autores: Eder Antônio de Souza Arantes Marielle Verger Nardeli João Paulo Lopes Sandro Rogério Vargas Ustra
CONSTRUINDO A FÍSICA COM O DEFICIENTE AUDITIVO: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INCIAL DE PROFESSORES

Autores: Emerson Luiz Gelamo Wellisondutra de Carvalho
UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM MATERIAL DE BAIXO CUSTO PARA A APRENDIZAGEM CONCEITUAL DO ASSUNTO ENERGIA

Autores: Emmanuel Marcel Favre Nicolin Carlos Roberto Pires Campos
CONSTRUÇÃO DE UMA TELA INTERATIVA DE BAIXO CUSTO USANDO CONTROLE DO NINTENDO WII E A FICIENCIAS 2013

Autores: Eneri Márcia Czerwonka Griebeler Luiz Antônio Bastos Bernardes Hernani Batista da Cruz
A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA INTERVENÇÃO PIBIDIANA

Autores: Gislayne Elisana Gonçalves Wflander Martins de Souza Paulo Pires Arthur Cardoso Figueiredo Elisângela Silva Pinto
MÉTODO COMPUTACIONAL DE MONTE CARLO ADAPTADO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DOS MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Autores: Guilherme Dionisio Luiz Eduardo Schardong Spalding
AULAS DE FÍSICA PARA AGRONOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores: Jacieli Fatima Lyra Rebello Ricardo Yoshimitsu Miyahara Elaine Maria Dos Santos
ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA OS CONCEITOS DE FÍSICA: ACELERAÇÃO, MASSA E FORÇA

Autores: Jaqueline Santos Vargas Shirley Takeco Gobara
JUNTOS NUM SÓ RITMO: MODIFICANDO A DINÂMICA DAS AULAS DE FÍSICA COM USO ARTICULADO DO PEER INSTRUCTION E JUST IN TIME

Autores: Jhonathan Junior da Silva Newton de Figueiredo Filho Paloma Alinne Alves Rodrigues
RADIAÇÃO: INCENTIVANDO OS ALUNOS POR MEIO DE UM PROCEDIMENTO DIVERSIFICADO

Autores: Josianne Catarina de Sousa Rodrigues Dos Santos Karoline Gonzaga Oliveira Luiz Otávio Buffon Marconi Frank Barros
ESTUDO EXPERIMENTAL DO CALOR ESPECÍFICO: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores: Juliano Cavalcanti Cleci Teresinha Werner da Rosa Luiz Marcelo Darroz
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ELETRICIDADE A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BASEADA EM PROJETOS

Autores: Kátia Calligaris Rodrigues Edla Carine Pessoa Marinho José Renato Dos Santos Silva Kátia Silva Cunha
INSERÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA DE PARTÍCULAS INTEGRADAS AOS CONTEÚDOS DE ELETRICIDADE ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA - UEPS

Autores: Lisiane Barcellos Calheiro Isabel Krey Garcia André Taschetto Gomes
“FÍSICA: DA UNIVERSIDADE À COMUNIDADE” - 16 ANOS DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Autores: Luiz Antônio Bastos Bernardes Silvio Luiz Rutz da Silva Antônio José Camargo
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS E O ALINHAMENTO CURRICULAR EM PORTUGAL: CRÍTICAS, NECESSIDADES E OPINIÕES

Autores: Marcel Bruno Pereira Braga Décio Ruivo Martins Maria Augusta v. Nascimento Silvio Aparecido da Silva
UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA PARA ENSINAR LANÇAMENTO OBLÍQUO

Autores: Marcelo da Silva Marco Antonio s. Trentin
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: O QUE INFORMAM AS PUBLICAÇÕES A RESPEITO DAS INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA

Autores: Marcia da Costa Irinea de Lourdes Batista
UTILIZAÇÃO DE FILMES CIENTÍFICOS NA ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO 9° ANO

Autores: Marivane de Oliveira Biazus Cleci Teresinha Werner da Rosa Luiz Eduardo Schardong Spalding
A SUBVERSÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO NO CINEMA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DA FÍSICA

Autores: Nelson Silva Junior Marcos Cesar Danhoni Neves
JOGOS DIDÁTICOS E MONITORIAS: RELATOS DE CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/FÍSICA EM ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Autores: NÍcolas da Silva Mota Edvaldo Cruz Azeredo Adriana Barreto de Oliveira Siqueira Renata Lacerda Caldas Martins
EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS

Autores: Paula Santos Orofino Hamilton Perez Soares Corrêa Danylo Semim Garcia Ellen Regina Romero Barbosa Thiago Vareiro Valério
“COMO FUNCIONA UM FORNO MICRO-ONDAS?” PRODUÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores: Rodrigo Gonçalves Ferreira da Silva Roseli Constantino Schwerz Natalia Neves Macedo Deimling Cesar Vanderlei Deimling
O CONHECIMENTO PRÁTICO PROFISSIONAL DO PROFESSOR E SUA INSERÇÃO NOS PROJETOS PIBID

Autores: Sandro Rogério Vargas Ustra Emerson Luiz Gelamo
ROLAMENTO DE UMA BOLA DE BILHAR NUM PLANO INCLINADO

Autores: Sênita Folquenim Edson Gonçalves Alcides Goya
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO COM FOCO NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores: Tiago de Castro Bisaio Wellisondutra de Carvalho Emerson Luiz Gelamo Carmelita de Morais Expedito
CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CEFET/RJ

Autores: Wagner de Souza Karem Vieira Paes de Lima Bruno Zanelato Rodrigues Luiz Eduardo Guimarães Camuri Costa