Ensino de matemática



ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMAS EM EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

Autores: Adriana Regina da Rocha Chirone Jeneffer Araújo de Assunção Hector Jose Garcia Mendonza
ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS DE TRABALHO NAS SÉRIES INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES

Autores: Beatriz Fernandes Correa Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: COMO APRENDE O SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN?

Autores: Christiane Milagre da Silva Rodrigues
O ENSINO DA MATEMÁTICA AO DEFICIENTE INTELECTUAL: OS JOGOS EM SALA DE AULA Autores: Claudilene Aparecida Pandorf Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Siumara Aparecida de Lima
A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CAMPO DA GEOMETRIA PLANA TENDO POR BASE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE VYGOTSKY

Autores: Cristiane Bonatti Rosinete Gaertner
O SINAL DE IGUALDADE: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores: Daiana Dallagnoli Civinski Tânia Baier
REFLEXÕES SOBRE A INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores: Deise Leandra Fontana
USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1: UMA ESTRATÉGIA EM BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores: Edinéia Zarpelon Luis Mauricio Martins de Resende Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO: UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA HORTA GEOMÉTRICA

Autores: Eldiamir Salete Trentin Luciana Boemer Cesar Pereira
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS A PARTIR DO USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores: Elisânia Santana de Oliveira Weverton Santos de Jesus
RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE TRÊS MODALIDADES

Autores: Franciele Makuch Cerconi Márcio André Martins
MODELAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE ALGUNS ASPECTOS DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO XI EPREM

Autores: Jaqueline de Morais Costa Dionísio Burak Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro Luciane Miriam Galiotto Rissardi Amanda Drzewinski de Miranda
TOPOLOGIA: FATOS HISTÓRICOS E CURIOSIDADES

Autores: Jonathan Gil Müller Tânia Baier
ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE: CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE NA COMPREENSÃO DE INFORMAÇÕES CONTIDAS EM RÓTULOS ALIMENTÍCIOS

Autores: Josiane Bernz Siqueira Rosinete Gaertner
CAMPO ADITIVO E MULTIPLICATIVO: O QUE É AVALIADO NA PROVA BRASIL DO 5º ANO

Autores: Jozeildo Kleberson Barbosa
O USO DA TORRE DE HANOI PARA FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores: Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski Sani de Carvalho Rutz da Silva Siumara Aparecida de Lima Arlete de Souza
A LOUSA DIGITAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores: Marco Aurélio Kalinke Laíza Erler Janegitz
A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA CIDADE DE GUARAPUAVA, PARANÁ

Autores: Mariane Monteiro Maria José de Paula Castanho
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: A INCLUSÃO A PARTIR DA LUDICIDADE

Autores: Marina Ferreira Araujo de Almeida Sabrina Anne de Lima Cláudia Danielle de França Otoni Antonio Carlos Frasson
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO GHEMAT: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA

Autores: Mônica de Oliveira Costa Raiziana Mary de Oliveira Zurra
REPRESENTAÇÕES PLANAS DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS

Autores: Naira Girotto Márcia Rodrigues Notare Marcus Vinicius de Azevedo Basso
CONTRIBUIÇÕES DO SOROBAN E DO MULTIPLANO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: FOCO NA INCLUSÃO

Autores: Natália Hidalgo Dos Reis Pacheco Amanda Drzewinski de Miranda Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Sani de Carvalho Rutz da Silva
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA POR MEIO DE GEOGEBRA

Autores:
Pâmella de Alvarenga Souza Bruno Fillipe Gomes da Silva Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo Ana Paula Rangel de Andrade
ELABORAÇÃO DE APLICATIVOS PARA ANDROID COM USO DO APP INVENTOR: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CÂMPUS IRATI

Autores: Rodrigo Duda Sani de Carvalho Rutz da Silva Diego Dutra Zontini Luciane Grossi
APLICAÇÃO DA INTEGRAL NA DETERMINAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DE SEÇÕES PLANAS DE ESTRUTURAS EM BARRAS

Autores: Rogério Simões Ivanete Zuchi Siple Elisandra Bar de Figueiredo
SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA NUM AMBIENTE EM QUE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) ESTÃO PRESENTES

Autores: Rosa Monteiro Paulo Luciane Ferreira Mocrosky Fabiane Mondini
CINEMA: ASPECTOS HISTÓRICOS, INFLUÊNCIA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores: Rosangela Silveira da Rosa Elcio Schuhmacher
O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: PRINCIPAIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Autores: Sabrina Anne de Lima Sani de Carvalho Rutz da Silva Guataçara Dos Santos Junior Marina Ferreira Araujo de Almeida
GEOMETRIA FRACTAL NO ENSINO DE POTENCIAÇÃO

Autores: Tauana Bianchetti Neuza Terezinha Oro Neiva Ignes Grando
PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UMA PROVA EM FASES EM AULAS DE MATEMÁTICA DO 7º ANO

Autores: Thamires da Silva Souza André Luis Trevisan Marcele Tavares Mendes Wierly de Lima Barboza
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS SECÇÕES CÔNICAS EM SUA ABORDAGEM ETIMOLÓGICA

Autores: Vinicius Hernandes Barbosa
CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE E REFLEXÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA ESFÉRICA

Autores:
Wanderley Pivatto Brum