Cadastro Unificado

Agora o cadastro de usuarios do site está unificado, isso significa que você não precisará mais fazer um novo cadastro a cada ano, ou ter um cadastro para o Congresso e outro para os Workshops.

Somente com o seu e-mail e senha, você terá acesso a todos os recursos restritos do site.



Login do Usuário

Não é cadastrado ainda?
Cadastre-se agora!

 
 



Desenvolvimento:

 

Anais 2016 - ISSN 2178-6135

Ordenar por: e por:

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
DOS NEGATIVOS AO DIGITAL: UMA TRANSPOSIÇÃO DE SUPORTE DA FOTOGRAFIA
Autores:
Alisson Thiago do Nascimento
Marisol Luciane Miara
Josie Agatha Parrilha da Silva

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
ARTE E GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DA CONFECÇÃO DE FILTRO DOS SONHOS
Autores:
Almir Batista Barbosa
Natália Oliveira Leite
Mariana Caroline Gnoato
José Marcos da Silva
Luciana Boemer Cesar Pereira

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
LUTERIA EM SALA DE AULA: PADRÕES, CONHECIMENTOS ACÚSTICOS E AJUSTE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS.
Autores:
Bogdan Skorupa Ribeiro Dos Santos
Marcos Cesar Danhoni Neves

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
THEREMIN: CONSTRUINDO COLETIVAMENTE A SENSIBILIZAÇÃO MUSICAL
Autores:
Christian de sá Quimelli

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
“CONFIE EM MIM!” - UMA BREVE ANÁLISE DA OBRA CINEMATOGRÁFICA “MEU MESTRE, MINHA VIDA”
Autores:
Cíntia Cristiane de Andrade
Paulo Cesar Canato Santinelo
Lucila Akiko Nagashima
Marilene Mieko Yamamoto Pires

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
VISITAS ESCOLARES AO MUSEU CIÊNCIA E VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Daiane Cruz de Brito
Lucas da Silva Grion
Patricia Monteiro Gigante Pereira
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira
Bárbara Masello de Souza

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE CIDADANIA UTILIZANDO PEÇAS TEATRAIS
Autores:
Elis Regina Duarte
Sabrina Pereira Ishida

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
REALIDADE VIRTUAL: ACESSIBILIDADE, IMERSÃO E POSSIBILIDADES
Autores:
Henrique Moreira Zampronio
Adão Murillo Ferreira Dos Santos
Rommy Tiemi Amorim Komatsu
Andre Farinha Bosio
Marcos Cesar Danhoni Neves

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
GRAFOS E MÁQUINAS DE ESTADOS FINITOS: INTERAÇÃO C&T EM PROJETOS DE FEIRA DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autores:
Lauro Chagas e sá
Fabricio Bortolini de sá
Sandra Aparecida Fraga da Silva

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
SYNOPTERO: RECONSTRUINDO O MUNDO TRIDIMENSIONAL A PARTIR DO BIDIMENSIONAL
Autores:
Lucas Maquedano da Silva
Marcos Cesar Danhoni Neves
Leandro Morais Azevedo
Fernanda Tiemi Karia
Gabriel Francischini de Oliveira

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
A FRONTEIRA DO REAL NO LIMITE ENTRE CIÊNCIA E FICÇÃO CIENTÍFICA
Autores:
Marcos Vinicius de Moraes
Vinicius de Souza Paulus
Isabela Maria Oliveira Nóbrega
Fernando Henrique Moreira Valdir
Marcos Cesar Danhoni Neves

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
A COSMOLOGIA CONTEMPORÂNEA NUM DISCURSO FRAGMENTÁRIO DOS INTERPRETES: OS PROFESSORES
Autores:
Milene Rodrigues Martins
Marcos Cesar Danhoni Neves

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
LINHAGEM MITOCONDRIAL E OS PERSONAGENS DO ROMANCE O TEMPO E O VENTO: A INTERDISCIPLINARIDADE REPRESENTADA EM MATERIAL DIDÁTICO
Autores:
Rafaela Magalhães Aires
Juliana Mayra Nunes Farias
Alexandre de sá Freitas
Magui Aparecida Vallim da Silva
Andréa Carla de Souza Góes

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
LITERATURA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ENSINO MÉDIO
Autores:
Samuel Carlos Wiedemann
Ângela Paloma Zelli Wiedemann

Área:
Ciência, Arte e Teknè: uma abordagem interdisciplinar
Título:
UM OLHAR SOBRE AS COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFRS/BG
Autores:
Wilians Roberto Gonçalves
Gabriela Selingardi
Milene Rodrigues Martins

Área:
Educação a Distância: Formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA À DISTÂNCIA: UM PERFIL DOS CURSOS OFERTADOS NO ESTADO DO PARANÁ
Autores:
Adilson Marques de Jesus
Sabrina Anne de Lima
Sylvia Marcela de Lima

Área:
Educação a Distância: Formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
MAPAS CONCEITUAIS: ESTRUTURAS AVALIATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Autores:
Fernanda Bassani
Maria Luzia Fernandes Bertholino Dos Santos
Cleonice de Fátima Martins

Área:
Educação a Distância: Formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
IMAGENS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autores:
José Rogério Vitkowski

Área:
Educação a Distância: Formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
INTEGRAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO TEÓRICO E AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO DEPOIMENTO DE ACADÊMICOS
Autores:
Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
Agostinho Serrano de Andrade Neto

Área:
Educação a Distância: Formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
A INTERAÇÃO DA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Autores:
Ney David Veloso
Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
Agostinho Serrano de Andrade Neto
Rossano André Dal-farra

Área:
Educação a Distância: Formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO MEDIAÇÃO NO ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NA EAD
Autores:
Priscila Bernardo Martins
Juliano Schimiguel
Edda Curi
Carlos Adriano Martins

Área:
Educação a Distância: Formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ELABORAÇÃO DE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Regiane Matozo Fernandes
Suelen Aparecida Felicetti
Elaine Maria Dos Santos
Adriana Massaê Kataoka

Área:
Educação a Distância: Formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO
Autores:
Sandra Regina Gardacho Pietrobon
Antonio Carlos Frasson

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
A PESQUISA CIENTÍFICA COM TEMAS VOLTADOS À INTER-RELAÇÃO DA CTS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ACT DOS JOVENS QUE PARTICIPARAM DA FIRST LEGO LEGUE.
Autores:
Ana Paula Geraldo
Hanslivian Correia Cruz Bonfim

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
NTERDISCIPLINARIDADE E ABORDAGEM CTS EM CURRÍCULOS DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Autores:
AndrÉia FlorÊncio Eduardo de Deus
Leonir Lorenzetti
Noemi Sutil

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NO CONTEXTO CTS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS PRIVADOS DE LIBERDADE
Autores:
Antonella Carvalho de Oliveira
Pauline Balabuch
Damaris Beraldi Godoy Leite
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Antonio Carlos Frasson

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM MOVIMENTO: QUAL O LUGAR DA TECNOLOGIA?
Autores:
Bethania Medeiros Geremias
Suzani Cassiani
Irlan Von Linsingen

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
CONCEPÇÕES INICIAIS DOS ALUNOS DO OITANO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FOSFOETANOLAMINA
Autores:
Célia Dos Santos Moreira
Vanessa Daiana Pedrancini

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
A RELAÇÃO MUSEU E ESCOLA NOS TRABALHOS DOS ENPECS
Autores:
Cristiane Pscheidt
Leonir Lorenzetti

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA ABORDAGEM CTS
Autores:
Cristina Maria Costa do Nascimento
Patrícia Macedo de Castro
Evandro Ghedin

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
CTS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRIBUINDO PARA FORMAR CIDADÃOS PELA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Denise Godoi Ribeiro Sanches
Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
AS RELAÇÕES TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Autores:
Edson Jacinski

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO SOBRE A TEMÁTICA LIXO
Autores:
Elaine Cristina da Silva
Esteban Lopez Moreno

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
O ENFOQUE CTS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (PROFOP)
Autores:
Fabiane Fabri
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Rejane Fernandes da Silva Vier
Tania Mara Niezer

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
POSSIBILIDADES PARA ABORDAGEM CTS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DO USO DE FILMES
Autores:
Fabio Seidel Dos Santos
Rodrigo Diego de Souza
Daniela Frigo Ferraz
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Antonio Carlos de Francisco

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
AS ENGRENAGENS DE MANHATTAN – UTILIZANDO WATCHMEN PARA ENSINAR CIÊNCIA COM ENFOQUE CTS
Autores:
Fábio Clavisso Fernandes

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
FEIRA DE CIÊNCIAS E DIVULGAÇÂO CIENTIFÍFICA: AVALIAÇÃO DA IV FECIENG-ES
Autores:
Frédéric André Robert Vaillant
Katia Aparecida Rocon
Carlos Roberto Pires Campos

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
UTILIZANDO O TEMA ÁGUA EM UMA ABORDAGEM CTSA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Autores:
José Augusto Stefini
Alana Neto Zoch

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Autores:
Juliana Pinto Viecheneski
Éverton Lucas Martins Silveira
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
ÁGUA DE LASTRO E BIOINVASÃO NUMA PERSPECTIVA CTSA – CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE – EM SALA DE AULA
Autores:
Karla Patricia Gomes Costa
Zenilda Ribeiro da Silva
Tamara Simone Van Kaick
Leticia Knechtel Procopiak
Elaine Luiza Köb Nogueira

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ENXERTO CTS UTILIZANDO MODELO DE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA
Autores:
Leandra Laurentino da Silva
Michelle Borges Rua
Jorge Cardoso Messeder

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
REFLEXÕES SOBRE O SENSO COMUM, AS TECNOLOGIAS SOCIAIS E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Autores:
Luciane Kawa de Oliveira
Joana Santangelo

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
A PESQUISA COMO MEIO ARTICULADOR DA RELAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Mariane Eliza Weinert

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
O LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA E O MOVIMENTO CTS
Autores:
Marizete Righi Cechin
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Luiz Alberto Pilatti

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
O RIO RIBEIRA DO MUNICÍPIO DE CERRO AZUL-PR: UM ENFOQUE CTS SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA
Autores:
Nilceli Cristina de Paula Fernandes
Marcelo Lambach
Cristine Lois Coleti

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
PROPOSTA DE UM CURSO DE ROBÓTICA COM VISTAS AO ESTUDO DA AUTONOMIA DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Autores:
Percy Fernandes Maciel Junior
Charlie Antoni Miquelin

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Samanda Helena de Freitas Oniesko
Awdry Feisser Miquelin

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Sandra Godoi Maestrelli
Leonir Lorenzetti

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA CIDADE EDUCATIVA PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DOS ESPAÇOS COM POTENCIAL EDUCATIVO PRÓXIMOS AO IFES-CAMPUS VITÓRIA
Autores:
Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos
Priscila de Souza Chisté Leite

Área:
Educação Científica e Tecnológica e Estudos - CTS
Título:
PERCEPÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA DOS MEDICAMENTOS E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Autores:
Vanessa Daiana Pedrancini
Washington Luiz Pacheco de Carvalho
Eraldo Schunk Silva

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
A INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Autores:
Ana Paula Beló
Drielle Strugal

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
CRIAÇÃO DE UM SINALÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS EM LIBRAS – CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Autores:
Ângela Paloma Zelli Wiedemann
Samuel Carlos Wiedemann
Marcella Jenichen Perussolo
Fabio Cuellar
Elisete Poncio Aires

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS TRIDIMENSIONAIS SOBRE VERMINOSES PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
Autores:
Camila Ribeiro de Matozinhos
Marco Antonio Melo Franco

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
ATIVIDADE EXPERIMENTAL COMO RECURSO PARA INTERAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA.
Autores:
Eduardo Lemes Monteiro
Marcella Cristyanne Comar Gresczysczyn
Paulo Sérgio de Camargo Filho

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
EXTENSÃO MULTIPROFISSIONAL E INTERSETORIAL: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DIALÓGICA E INTEGRAL DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS E SAÚDE NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Autores:
Florence de Faria Brasil Vianna
Brunna Louise Duarte Peixoto Reis da Silveira e Silva
Gláucia Rodrigues de Amorim

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
A ADAPTAÇÃO DOS LAPTOPS EDUCACIONAIS COM TECNOLOGIAS ASSISTIVAS LIVRES PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PROJETO UCA
Autores:
Jaqueline Santos Vargas Plaça
Shirley Takeco Gobara

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
O ALUNO SURDO E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autores:
Juliane Retko Urban
Eliane Maria Morriesen
Antonio Carlos Frasson
Siumara Aparecida de Lima

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES CEGOS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO PARANÁ NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – OBMEP
Autores:
Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski
Adriane Eleutério Souza
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Elsa Midori Shimazaki

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Maíra Souza Machado
Rafaela Rocha de Oliveira
Maxwell Roger da p Siqueira
Ana Cristina Santos Duarte

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
UMA ABORDAGEM SOBRE O DESENVOLVIMENTO PSICOEDUCACIONAL EM MATEMÁTICA DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Autores:
Marcio Virginio da Silva
Adan Santos Martens

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS DE ALUNOS CEGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Autores:
Maria Solange de Lima Almeida
Selma Maria Cunha Portela

Área:
Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
CONCEITOS QUÍMICOS EM LIBRAS: DESAFIOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Autores:
Thalita Gabriela Comar Charallo
Reginaldo Aparecido Zara
Kátya Regina de Freitas

Área:
Ensino de Biologia
Título:
REFLEXÃO SOBRE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Autores:
Adriana Massaê Kataoka
Bruna Kisathowski Fiss
Anderson de Souza Moser
Ana Lucia Suriani Affonso
Beatriz Gurgel Matakas

Área:
Ensino de Biologia
Título:
UM OLHAR SOCIOCIENTÍFICO SOBRE O COMBATE AO VETOR AEDES AEGYPTI: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ANCORADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Autores:
Brenda Odete Pfeifer de Araújo
André Felipe Gomes Correia
Guilherme Augusto Maciel Ribeiro
Sandra Regina do Amaral
Manuella Villar Amado

Área:
Ensino de Biologia
Título:
BACIA HIDROGRÁFICA E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: POTENCIALIZANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DE FOTOGRAFIAS A PARTIR DA VISÃO DO ALUNO
Autores:
Carime Rodrigues Salim
Bianca Pereira
Frédéric André Robert Vaillant
Danielli Veiga Carneiro Sondermann
Isaura Alcina Martins Nobre

Área:
Ensino de Biologia
Título:
O CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL AMAZÔNICO E O ENSINO DE ECOLOGIA NO OLHAR DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DA CIDADE DE MANAUS- AM
Autores:
Carmel do Nascimento Pereira
Elizandra Rego de Vasconcelos
Thierry Gasnier

Área:
Ensino de Biologia
Título:
BIOTECNOLOGIA E AS TECNOLOGIAS DO DNA NOS LIVROS DIDÁTICOS: O ESPAÇO DEDICADO PELOS AUTORES DAS OBRAS APROVADAS PELO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
Autores:
César Silva Xavier
Danielle Pereira Cavalcanti

Área:
Ensino de Biologia
Título:
ENSINO DE BIOLOGIA: OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
Autores:
Cristiane Aparecida Kiel
Kauana Laissa da Rosa
Natacha Caroline Malamin
Bianca Katruch Volken
Ana Paula Beló

Área:
Ensino de Biologia
Título:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO SOBRE “MEIO AMBIENTE” DE UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Cynthia Cibelle Urague
Lilian Giacomini Cruz

Área:
Ensino de Biologia
Título:
“O DESPERTAR DE UMA PAIXÃO”: O USO DE UM FILME PODE CONTRIBUIR NO ENSINO DA CÓLERA E DA TEORIA DA EVOLUÇÃO?
Autores:
Daniela Frey

Área:
Ensino de Biologia
Título:
OS ESTUDOS OBSERVACIONAIS DE MARIA SIBYLLA MERIAN: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DOS INSETOS MEDIADO POR TIC
Autores:
Elaine Ferreira Machado
Awdry Feisser Miquelin

Área:
Ensino de Biologia
Título:
PROPOSIÇÃO DE PRÁTICA INTERVENTIVA EM AMBIENTE ESCOLAR AMAZÔNICO ABORDANDO TÓPICOS DA ENTOMOLOGIA
Autores:
Elide Evandro da Silva de Queiroz
José Luiz de Vasconcelos Lima
Janari Rui Negreiros da Silva
Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena

Área:
Ensino de Biologia
Título:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UMA AULA DE CAMPO E AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NESSA PRÁTICA
Autores:
Evandro Ribeiro Chagas
Maria Das Graças Ferreira Lobino
Sirlene Dias Araújo
Danielli Veiga Carneiro Sondermann
Isaura Alcina Martins Nobre

Área:
Ensino de Biologia
Título:
JOGO ELETRÔNICO EDUCATIVO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: A ORIGEM DA VIDA
Autores:
Ewerton Vinícius Meira
Carla Busato Zandavalli Maluf de Araujo
Maria Inês de Affonseca Jardim
Giovanni Caramagno Tauil
Isis Fatima de Faria

Área:
Ensino de Biologia
Título:
TRABALHANDO O TEMA “VISÃO DAS CORES” ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DE APOIO INTERDISCIPLINAR
Autores:
Fabrício Jessé Ferreira Matos
Hamilton Perez Soares Corrêa

Área:
Ensino de Biologia
Título:
O USO DA LINGUAGEM DA ANIMAÇÃO PARA A DISCUSSÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS
Autores:
Gisele Regiani Almeida
Sandra Regina do Amaral
Isaura Alcina Martins Nobre
Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Área:
Ensino de Biologia
Título:
EVOLUÇÃO HUMANA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: OS DESAFIOS DESSA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Guilherme Pizoni Fadini
Carlos Roberto Pires Campos
Sérgio Martins Dos Santos
Carime Rodrigues Salim
Maria Margareth Cancian Roldi

Área:
Ensino de Biologia
Título:
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: FERRAMENTA DE ENSINO DE MICOLOGIA PARA O NÍVEL MÉDIO
Autores:
Hannah Karoline Andrade Pinheiro
Luiz Henrique da Silveira Brito
Iarima Naama Ferreira Lopes
Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena

Área:
Ensino de Biologia
Título:
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES MEDIADO PELO USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Autores:
Hederson Aparecido de Almeida
Álvaro Lorencini Júnior

Área:
Ensino de Biologia
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS A PARTIR DO APRENDER INVESTIGANDO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autores:
Luciani Andrade de Andrade
Amarildo Gonzaga Menezes

Área:
Ensino de Biologia
Título:
AMBIENTE VIRTUAL MOODLE COMO APOIO PEDAGÓGICO AO ENSINO MÉDIO PRESENCIAL
Autores:
Nilseli Maria Firmo
Carlos Eduardo Pilleggi de Souza

Área:
Ensino de Biologia
Título:
OS MICRO-ORGANISMOS E UMA VIDA SAUDÁVEL: POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Autores:
Rodrigo Pflanzer
João Amadeus Pereira Alves

Área:
Ensino de Biologia
Título:
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS ATIVIDADES EM CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores:
Vinicius Ferreira Pinto
Maria Eugenia Ferreira Totti

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A VIVÊNCIA AMBIENTAL E A PROBLEMÁTICA LOCAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores:
Adevane da Silva Pinto
Solange Xavier Santos
Wilker Rodrigues de Oliveira

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONTRIBUIÇÕES DE FEUERSTEIN PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Alcione JosÉ Alves Bueno
Danislei Bertoni

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DA ESTRATÉGIA DE EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ESCRITOS
Autores:
Aldeciria Magalhães
Patrícia Macedo de Castro

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A ABORDAGEM RELACIONAL APLICADA AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Alessandra Maria Cavichia Atanazio
Leticia Knechtel Procopiak
Milena Santiago Dos Passos de Lima
Tamara Simone Van Kaick

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENPEC´S (1997-2015)
Autores:
Alexsandro Luiz Dos Reis
Fábio Augusto Rodrigues e Silva

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O DESPERTAR CIENTÍFICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Amanda Gabriele Rauber
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri

Área:
Ensino de Ciências
Título:
DIORAMAS DO MUNDO NATURAL: DESENHOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Amauri Betini Bartoszeck
Sue Dale Tunnicliffe
Cássia Gabrielli Padilha

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO NOS MÓDULOS DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RIO DE JANEIRO
Autores:
Antonio Falaschi Pimenta
Yasmin Lanatte de Oliveira Silva
Josete Rocha Dos Santos
Isabel Gomes Rodrigues Martins

Área:
Ensino de Ciências
Título:
MÚSICA E CELULAR: UMA COMBINAÇÃO NADA PERFEITA (PARTE II)
Autores:
Arantxa Eckhardt da Silva
Jeremias Ferreira da Costa
Sérgio Camargo
Andrea Layssa de Oliveira Afonso
Amanda da Silva Coraiola

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ENSINO DE CIÊNCIAS E PIBID NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Autores:
Betina Stockmanns
Carol Anne Pereira Neves
Everton Bedin

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A IV FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIA E ENGENHARIA: UM ESPAÇO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ENTRE ALUNOS DO ESPÍRITO SANTO
Autores:
Bianca Pereira
Carime Rodrigues Salim
Marcelo Scabelo da Silva
Roger Trancozo de Jesus
Carlos Roberto Pires Campos

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE EM TORNO DE MARC QUINN: QUAL O PREÇO DO SEU SANGUE?
Autores:
Bruna Elise Sauer Leal
Alessandra Santa Clara da Costa
Flavia Esteves Brisola

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Camila Juraszeck Machado
Thais Orlowski de Souza
Josi Mariano Borille

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A PRESENÇA DE DISCUSSÕES ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA E/OU HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM ARTIGOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS QUE ABORDAM O TEMA ASTRONOMIA
Autores:
Camila Maria Sitko
Marcos Rodrigues da Silva

Área:
Ensino de Ciências
Título:
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DAS LEIS DE MENDEL POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DE MANAUS
Autores:
Carla Karoline Gomes Dutra Borges
Cirlande Cabral da Silva
Andreza Rayane Holanda Reis

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A TEORIA DA ATIVIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS
Autores:
Caroline Barroncas de Oliveira
Mônica de Oliveira Costa

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CUIDADO AMBIENTAL – DO ESTUDO À PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS VALORES SÓLIDOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores:
Caroline Iolanda Corsino do Carmo Sousa
Chirleide Nobre Belo

Área:
Ensino de Ciências
Título:
EM BUSCA DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O PAPEL DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS
Autores:
Caroline Prado Brignoni
Paulo Henrique de Souza
Thiago Batista Assis

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CARACTERIZAÇÃO DE UNIDADE DE SAÚDE COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO EM UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE/SUS
Autores:
Celcino Neves Moura
Michele Waltz Comarú
Renato Matos Lopes

Área:
Ensino de Ciências
Título:
REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
Autores:
Celso Pinto Soares Junior
Wellington Pereira de Queirós
Marcelo Duarte Porto

Área:
Ensino de Ciências
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Autores:
Cinthia Helena Costa Santana
Jhonathan Junior da Silva
Isabel Cristina de Castro Monteiro

Área:
Ensino de Ciências
Título:
“CIVILIZADOS” E “GLOBALIZADOS”: A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO LÓCUS DE UM DEBATE
Autores:
Claudiomiro Ferreira de Oliveira
Déa Nunes Fernandes

Área:
Ensino de Ciências
Título:
REUTILIZAÇÃO DO LIXO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS E AMBIENTAIS DE INTERAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
Autores:
Cristiane Pimentel Victório
Jenny Iglesias Polydoro Fernandez
Liane Gomes Esteves

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE
Autores:
Daiana Demarco
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Alvaro Becker da Rosa

Área:
Ensino de Ciências
Título:
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA TEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORANEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: MATRIZES ENERGÉTICAS BRASILEIRAS
Autores:
Dayana Haenisch
Glaucia Otto
Gregorio Jedyn

Área:
Ensino de Ciências
Título:
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Débora Pimentel Pacheco
Elisangela Luz Costa Martello

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ENSINO POR MEIO DA WEBQUEST: “AMIGOS DA ÁGUA”
Autores:
Drielle Strugal
Carolini Rosa Ryzy
Elaine Maria Dos Santos
Adriana Massaê Kataoka
Bettina Heerdt

Área:
Ensino de Ciências
Título:
RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS À PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES PDE/PR
Autores:
Edna Luiza de Souza
Nilson Marcos Dias Garcia

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ANALISANDO O TRATAMENTO DO TEMA CIDADANIA NOS TEXTOS PUBLICADOS NA REVISTA CIÊNCIA EM TELA
Autores:
Eduardo Raul Pereira Veltri
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Florence de Faria Brasil Vianna

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONSTRUÇÃO COLETIVA DO ESPAÇO (FÍSICO) DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS
Autores:
Elias João de Melo
Fiama Cristina Kern
Ana Carolina Kahl
Nando Matheus Rocha
Daniela Tomio

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA DE EDGAR MORIN E O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Autores:
Eliziane Ribeiro
Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos
Danislei Bertoni

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: IDENTIFICANDO TENDÊNCIAS
Autores:
Ellen Moreira Costa
Leonir Lorenzetti

Área:
Ensino de Ciências
Título:
SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR ESTUDANTES PARA O/A CIENTISTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS EM CTS
Autores:
Erika Alessandra Rodrigues
Edson Schroeder

Área:
Ensino de Ciências
Título:
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA: UM OLHAR SOBRE OS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS DAS EDIÇÕES I, II, III E IV DO SINECT
Autores:
Etiane Ortiz

Área:
Ensino de Ciências
Título:
UEPS INTERDISCIPLINAR: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A QUÍMICA E A BIOLOGIA
Autores:
Eva Rita Machado Ferreira Crestani
Carine Leal Klein
Aline Locatelli

Área:
Ensino de Ciências
Título:
DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Autores:
Everton Ribeiro
Milene Dutra da Silva

Área:
Ensino de Ciências
Título:
PIBID NA ESCOLA: DESPERTANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Fabiano Zolin Rangel
Carolina Dos Santos Saucedo
Everton Bedin

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA: A COMUNIDADE ESCOLAR E O ESTUDO DA COBERTURA ARBÓREA DO BAIRRO PARQUE AMORIM
Autores:
Flavia Bispo de Almeida
Alexandre Maia do Bomfim

Área:
Ensino de Ciências
Título:
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores:
Flora Auxiliadora Ximenes
Angela Maria Zanon

Área:
Ensino de Ciências
Título:
O DOCUMENTÁRIO LIXO EXTRAORDINÁRIO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Autores:
Gabriel Mendes de Almeida
Amanda Pimentel
Marcelo Borges Rocha
Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM LEVANTAMENTO DE DADOS
Autores:
Gisa Aparecida Dacorégio
João Amadeus Pereira Alves

Área:
Ensino de Ciências
Título:
USOS DE ESPÉCIES MEDICINAIS NA COMUNIDADE PONTA DE PEDRA, MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA / PA
Autores:
Glaucia de Sousa Moreno
Rosiane Alves de Souza Ramos

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONTRIBUIÇÃO DE VÍDEOS COMO MEDIADORES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA.
Autores:
Glaucia Otto
Dayana Haenisch
Tamara Simone Van Kaick

Área:
Ensino de Ciências
Título:
INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O QUE AS PESQUISAS MOSTRAM
Autores:
Helen Clemes Cardoso
Tatiana da Silva

Área:
Ensino de Ciências
Título:
AS CONTRIBUIÇÕES DA INTER-RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA ABORDAGEM SOBRE O REINO FUNGI NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Iarima Naama Ferreira Lopes
Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena
Hannah Karoline Andrade Pinheiro
Lucilene da Silva Paes

Área:
Ensino de Ciências
Título:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE A ÁGUA E O MEIO AMBIENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Jéferson Luis Rodrigues Cardoso
Carol Anne Pereira Neves
Everton Bedin

Área:
Ensino de Ciências
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA - A UTILIZAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM COMO FERRAMENTA NO PREPARO DE AVALIAÇÕES
Autores:
Jéssica Guerreiro Martins
Bruna Schoenberger Teixeira
Lilian Tatiani Dusman Tonin
Alessandra Machado Baron

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A MEDIAÇÃO NOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS SOB O OLHAR DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK
Autores:
Jhonathan Junior da Silva
Isabel Cristina de Castro Monteiro

Área:
Ensino de Ciências
Título:
PERSPECTIVAS FEMINISTAS MODERNAS E PÓS-MODERNAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EQUÂNIME QUANTO AOS GÊNEROS
Autores:
Juliane Priscila Diniz Sachs
Denise Caroline de Souza
Walter Anibal Rammazzina Filho
Rosana Figueiredo Salvi
Irinea de Lourdes Batista

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONSTRUÇÃO DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE EM TORNO DA TELA DE JOSEPH WRIGHT: “EXPERIMENTO COM UM PÁSSARO NUMA BOMBA DE AR”.
Autores:
Julio Cesar Muchenski
Awdry Feisser Miquelin
Camila Regina Rosa Kops
Camila Gonçalves Klipan

Área:
Ensino de Ciências
Título:
EXPERIMENTAÇÃO: ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Luciana Belarmindo da Silva
Andrezza Medeiros Faria
Everson Ferreira Vasconcelos
Natália Deus de Oliveira Crespo

Área:
Ensino de Ciências
Título:
VENDA NOVA DO IMIGRANTE COMO CIDADE EDUCATIVA: POTENCIALIDADES DO AGROTURISMO PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Autores:
Luciane da Silva Lima Vieira
Manuella Villar Amado

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A ÉTICA E O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO: UMA ANÁLISE EM DOCUMENTOS UTILIZADOS EM PESQUISAS DAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO.
Autores:
Marcelo D'aquino Rosa
Priscila Kabbaz Alves da Costa

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ESTUDO DE CASO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A BIODIVERSIDADE DO VALE DO RIBEIRA/SP
Autores:
Marcia Cristina Bacic
Emerson Pessoa Vidal

Área:
Ensino de Ciências
Título:
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA A PARTIR DO ESTUDO DO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
Autores:
Marco Aurélio Alvarenga Monteiro
Isabel Cristina de Castro Monteiro
Ednilson Luiz Silva Vaz
Eduardo Norberto Codaro
Heloisa Andréa Acciari

Área:
Ensino de Ciências
Título:
AS RELAÇÕES EPISTÊMICAS COM O SABER MATEMÁTICO E CIENTÍFICO
Autores:
Marily Aparecida Benicio
Marinez Meneghello Passos
Sergio de Mello Arruda

Área:
Ensino de Ciências
Título:
OS “FRITZ” DO LESTE E DO OESTE DE SANTA CATARINA: EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA DE FRITZ MÜLLER E FRITZ PLAUMANN EM AULAS DE CIÊNCIAS
Autores:
Mayara Lídia Cordeiro
Daniela Tomio

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONSUMO, CONSUMISMO E EDUCAÇÃO: COMO ESTUDANTES VEEM O CONSUMO TECNOLÓGICO E QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Autores:
Patricia do Socorro de Campos da Silva
Flavia Bispo de Almeida
Alexandre Maia do Bomfim

Área:
Ensino de Ciências
Título:
COMO HISTÓRIA AMBIENTAL PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Autores:
Patrícia Maria Pereira do Nascimento
José Lúcio Nascimento Júnior

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores:
Pedro Neves da Rocha
Alessandra Aparecida Viveiro

Área:
Ensino de Ciências
Título:
PESQUISA-AÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Autores:
Priscila de Souza Chisté Leite

Área:
Ensino de Ciências
Título:
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO
Autores:
Priscila Silva de Carvalho
Marcia Borin da Cunha

Área:
Ensino de Ciências
Título:
UMA BUSCA NA INTERNET POR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA ÁGUA
Autores:
Raquel Rodrigues Dias
Maria Das Graças Cleophas

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DA IMPORTÂNCIA À PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL.
Autores:
Roberto Oliveira da Silva
Cleci Teresinha Werner da Rosa

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA PROBLEMATIZAÇÃO E DA ABRP NOS DIFERENTES PROCESSOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Sandra Regina do Amaral
André Felipe Gomes Correia
Brenda Odete Pfeifer de Araújo
Guilherme Augusto Maciel Ribeiro
Manuella Villar Amado

Área:
Ensino de Ciências
Título:
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Autores:
Sheila Freitas Gomes
Liana Genuncio Silva
Kíssila Gomes Barreto
Nícolas da Silva Mota

Área:
Ensino de Ciências
Título:
GRUPO DE ESTUDOS: REPERCUSSÕES DESTA MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS
Autores:
Sonia Cristina Ferrari
Ana Lúcia Crisostimo

Área:
Ensino de Ciências
Título:
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DOS CURSOS DE BIOLOGIA, FÍSICA, QUÍMICA E FILOSOFIA SOBRE A ORIGEM DA VIDA E O FENÔMENO VIDA
Autores:
Stephanie Caroline Schubert
Felipe José Ribeiro Benatti
Carlos Eduardo Pilleggi de Souza

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ANÁLISE DA RELAÇÃO COM O SABER NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO PIBID
Autores:
Tatiane Skeika
Ana Lucia Pereira Baccon
Leila Inês Follmann Freire

Área:
Ensino de Ciências
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOB O VIÉS DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO: A ABORDGEM DE TEMAS CONTROVERTIDOS NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOCENTE
Autores:
Tábata Melise Gomes
Simone Cordeiro Barbosa
Edilce Maria Balbinot
João Amadeus Pereira Alves
Maiby Terezinha Balbinot

Área:
Ensino de Ciências
Título:
ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE: O ENSINO DA EVOLUÇÃO DOS RÉPTEIS SAURÍSQUIOS USANDO COMO CONTEXTO O FILME JURASSIC WORD
Autores:
Thais Angelica Castanho
Eliziane Ribeiro
Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos
Awdry Feisser Miquelin

Área:
Ensino de Ciências
Título:
A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO PARTE INTEGRANTE DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS.
Autores:
Uliane Macuglia

Área:
Ensino de Ciências
Título:
FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES DA IV FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ
Autores:
Valdemir Pereira de Sousa
Bianca Pereira
Marcelo Scabelo da Silva
Carime Rodrigues Salim
Carlos Roberto Pires Campos

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA PEGADA HÍDRICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Vera Lúcia Ferreira da Luz Culpi

Área:
Ensino de Ciências
Título:
CONTRIBUIÇÕES DOS MAPAS CONCEITUAIS A PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Autores:
Virginia Roters da Silva
Leonir Lorenzetti

Área:
Ensino de Ciências
Título:
LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE ARTIGOS A RESPEITO DE NATUREZA DA CIÊNCIA (NDC) PRESENTES NA REVISTA SCIENCE & EDUCATION (2006-2016)
Autores:
Walter Anibal Rammazzina Filho
Juliane Priscila Diniz Sachs
Denise Caroline de Souza
Ligia Ayumi Kikuchi
Irinea de Lourdes Batista

Área:
Ensino de Ciências
Título:
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL SOBRE O ROMPIMENTO DAS BARRAGENS DE MARIANA ANCORADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Autores:
Welinton Silva
Vagner Lorenção
Carlos Alberto Firmino Dos Santos
Manuella Villar Amado

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
USO DE ALTERNATIVAS DIDÁTICAS COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS PEDAGOGOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autores:
Alessandra Amorim do Amaral
Eliane Aparecida de Souza Oliveira

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
A ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO E A INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA COMO ALIADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Aline Kubaski
Siumara Aparecida de Lima

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
O ENSINO DE CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores:
Ana Caroline Haile
Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
A HORTA ESCOLAR COMO RECURSO PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Denise Ana Augusta Dos Santos Oliveira
Richard Alves
Jorge Cardoso Messeder

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO E A SIGNIFICAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO PEDAGOGIA DA FAE/UEMG/BH.
Autores:
Eliane Aparecida de Souza Oliveira
Alessandra Amorim do Amaral

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TEORIA E PRÁTICA
Autores:
Giselle Palermo Schurch
Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Graziela Ferreira de Souza
Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro
Awdry Feisser Miquelin

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
HARMONIA ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: POSSIBILIDADES PARA UM ENSINO CTS
Autores:
Greiciele da Silva Dias
Jorge Cardoso Messeder

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Autores:
Guilherme Robson Muller
Alana Neto Zoch

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
PIBID NA ESCOLA - UMA PARCERIA QUE DEU CERTO: QUALIFICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIA À LUZ DA TEMÁTICA SOLO
Autores:
Jessica Santos Bitencourt da Costa
Robson Andrades Heidrich
Jéferson Luis Rodrigues Cardoso
Everton Bedin

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
O SONO E SUA IMPORTÂNCIA NA IDADE ESCOLAR: ANÁLISE DE CRONÓTIPOS, AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TEMA
Autores:
Josi Mariano Borille
Camila Juraszeck Machado
Loraynne Aparecida Abrao

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Juscileia Tavares da Silva
Patrícia Macedo de Castro
Evandro Ghedin
Isaac Sutil da Silva

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
OS INDICADORES DE AC EM UMA AULA DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A TRANSPOSIÇÃO DOS SABERES ENVOLVIDOS
Autores:
Luciana de Moraes Jardim

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
POTENCIALIDADES DA AULA DE CAMPO PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A TRILHA DA PEDRA DA BATATA DO PARQUE ESTADUAL DA FONTE GRANDE (VITÓRIA/ES)
Autores:
Marcelo Scabelo da Silva
Carlos Roberto Pires Campos
Pollyanna Rizo Costa Scabelo
Carime Rodrigues Salim
Bianca Pereira

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS NATURAIS COM INTERFACE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Marcos Paulo Alberto Pereira
Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
AULA DE EDUCAÇÃO NUTRUCIONAL PARA INCENTIVAR HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS DE PAIS PARA FILHOS
Autores:
Margareth Cordeiro Schitkoski
Siumara Aparecida de Lima

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRÁXIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM DUAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA-RR
Autores:
Maria do Socorro Magalhães de Sousa
Evandro Ghedin
Ivanise Maria Rizzatti

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
“PORQUE A TERRA É REDONDA SE A RUA É RETA?” CONHECENDO AS IDEIAS DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A FORMA DA TERRA
Autores:
Roberta Chiesa Bartelmebs
Danilo de Oliveira Kitzberger
Fernanda Dambiski

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ABORDAGEM ASSOCIATIVA ENTRE O CULTIVAR HIDROPÔNICO E AS TICS
Autores:
Rosângela Aparecida Ribas Fernandes
Antonio Roberto Bastos
Rosilene Rebeca
Elaine Maria Dos Santos
Juliana Mara Antonio

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
FORMAÇÃO DE CONCEITOS NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENPECS
Autores:
Sorái Vaz da Silva
Leonir Lorenzetti

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
UM OLHAR SOBRE AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS
Autores:
Sueli Fagundes Moreira
Therezinha Vasconcelos Santos Brasil
Viviane Briccia

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E O ENSINO SOBRE SONS PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Tiago Fernando Alves de Moura
Paulo CÉsar Gomes

Área:
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
Título:
AULAS DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL PEDRA AZUL (ES): DIVULGANDO A CIÊNCIA E PRESERVANDO A NATUREZA
Autores:
Vasty Veruska Rodrigues Ferraz
Juliana Conde
Celcino Neves Moura
Carlos Roberto Pires Campos

Área:
Ensino de Engenharia, Educação Profissional e Tecnológica
Título:
DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A SUA COMPREENSÃO E RESOLUÇÃO
Autores:
Bruno Siqueira da Silva
Marco Antonio s. Trentin

Área:
Ensino de Engenharia, Educação Profissional e Tecnológica
Título:
A RELAÇÃO PROFESSOR/ ALUNO NO EXTERIOR RELATADA POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA DA UTFPR QUE INTERCAMBIARAM PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
Autores:
Débora Barni de Campos
Fabio Edenei Mainginski
Maria Marilei Soistak Christo
Luis Mauricio Martins de Resende

Área:
Ensino de Engenharia, Educação Profissional e Tecnológica
Título:
UTILIZAÇÃO DE UM RASTREADOR OCULAR PARA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR POR DISCENTES
Autores:
Gustavo Benvenutti Borba
Maiko Min Ian Lie
Diego Gabriel Lee
Bianca Alessandra Visineski Alberton
Humberto Remigio Gamba

Área:
Ensino de Engenharia, Educação Profissional e Tecnológica
Título:
COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO TECNOLÓGICO: O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA
Autores:
Ieda Lucia de Oliveira Santana
Rosa Oliveira Marins Azevedo

Área:
Ensino de Engenharia, Educação Profissional e Tecnológica
Título:
UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA DO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES EM UM CURSO DE NÍVEL TÉCNICO SUBSEQUENTE
Autores:
Michele Cristine Arcilio Ferreira
Luis Mauricio Martins de Resende
Sylvia Marcela de Lima
Marina Ferreira Araujo de Almeida
Antonio Carlos Frasson

Área:
Ensino de Engenharia, Educação Profissional e Tecnológica
Título:
AS BASES DO ENSINO DE ENGENHARIA – UM OLHAR PELO CTS E PELO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E COLABORATIVAS
Autores:
Patrícia Gomes de Souza Freitas
Luciene Lima de Assis Pires

Área:
Ensino de Engenharia, Educação Profissional e Tecnológica
Título:
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autores:
Rosangela Santos de Oliveira
Juan Gabriel de Albuquerque Ramos
Ana Cláudia Ribeiro de Souza

Área:
Ensino de Engenharia, Educação Profissional e Tecnológica
Título:
PRÁTICAS MULTIDISCIPLINARES E A FORMAÇÃO PARA UM NOVO MERCADO DE TRABALHO
Autores:
Sabrina Pereira Ishida
Elis Regina Duarte

Área:
Ensino de Estatística
Título:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO
Autores:
Felipe Antonio Machado Fagundes GonÇalves
Caroline Subirá Pereira
Cristiane de Fatima Budek Dias
Guataçara Dos Santos Junior

Área:
Ensino de Estatística
Título:
ATIVIDADES DE ESTATÍSTICA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Autores:
Willian Damin
Guataçara Dos Santos Junior
Rúbia Juliana Gomes Fernandes

Área:
Ensino de Física
Título:
ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: O QUE APRENDERAM OS ALUNOS COM O TORNEIO INTERNACIONAL JOVENS FÍSICOS
Autores:
Adriano José Ortiz
Thiago Queiroz Costa
Fausto Ramos Barbosa

Área:
Ensino de Física
Título:
ORGANIZADORES PRÉVIOS NO ENSINO DE FÍSICA: O FILME INTERESTRELAR PARA ABORDAR TÓPICOS DE RELATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Afonso Werner da Rosa
Marivane de Oliveira Biazus
Alisson Cristian Giacomelli
Cleci Teresinha Werner da Rosa

Área:
Ensino de Física
Título:
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PESQUISADORES
Autores:
Alessandra Daniela Buffon
Marcos Cesar Danhoni Neves

Área:
Ensino de Física
Título:
FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE CORRENTE E ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
Autores:
Alexandre Abraão Muriana da Silva
Reginaldo Aparecido Zara

Área:
Ensino de Física
Título:
MAPAS CONCEITUIS NA FÍSICA QUÂNTICA E CLÁSSICA
Autores:
Alexandre Drinko
Sandro Ely de Souza Pinto
Antonio Sérgio

Área:
Ensino de Física
Título:
MÚSICA E CELULAR: UMA COMBINAÇÃO NADA PERFEITA (PARTE 1)
Autores:
Andrea Layssa de Oliveira Afonso
Arantxa Eckhardt da Silva
Amanda da Silva Coraiola

Área:
Ensino de Física
Título:
EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM COMO PRÁXIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
André Vitor Chaves de Andrade
Jeremias Borges da Silva
Graziele Aparecida Moreira Correa
Isabela Nunes de Souza
Patricia Lima de Andrade

Área:
Ensino de Física
Título:
O USO DOS SOFTWARES CELESTIA E STELLARIUM COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
Autores:
Arilson Paganotti
Graciene Carvalho Vieira
Juliano Schimiguel
Marcos Rincon Voelzke

Área:
Ensino de Física
Título:
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA: TENDÊNCIAS NAS PESQUISAS NACIONAIS NA ÁREA DE ENSINO
Autores:
Barbara Locatelli da Silva
Cleci Teresinha Werner da Rosa

Área:
Ensino de Física
Título:
CONSTRUÇÃO DE UM GIROSCÓPIO PARA O ESTUDO DO MOMENTO ANGULAR E A PRECESSÃO
Autores:
Cassiano Busatto
Carlos Ariel Samudio Pérez
Alisson Cristian Giacomelli

Área:
Ensino de Física
Título:
O USO DO GOOGLE.DOC O WHATSAPP E O FLUBAROO COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS ON-LINE
Autores:
Celso Tavares
Valdir Colaço da Conceição
Marcelo Alves de Carvalho

Área:
Ensino de Física
Título:
CONSTRUÇÃO DE UM INTERFERÔMETRO DE MICHELSONMORLEY COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
Autores:
Cristian da Costa e Silva
Alisson Cristian Giacomelli
Carlos Ariel Samudio Pérez
Barbara Locatelli da Silva

Área:
Ensino de Física
Título:
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA
Autores:
Cristiano Carvalho

Área:
Ensino de Física
Título:
CELULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA AS AULAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Autores:
Diego Ferraz Vaz
Jeremias Ferreira da Costa
Sérgio Camargo

Área:
Ensino de Física
Título:
AVALIAÇÃO ESCOLAR EM FÍSICA E SEUS PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO RECENTE
Autores:
Dijalmary Matos Prates Chas
Alisson Antonio Martins

Área:
Ensino de Física
Título:
ATIVIDADES EM EQUIPE PARA O ENSINO DE FÍSICA NOS MOLDES DO IYPT
Autores:
Elano Gustavo Rein

Área:
Ensino de Física
Título:
O USO RACIONAL DA ÁGUA: AÇÕES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE FÍSICA
Autores:
Elizângela Maria de Ávila Gonçalves
Josiane Maximina Elias
Gislayne Elisana Gonçalves
Elisângela Silva Pinto

Área:
Ensino de Física
Título:
NOVAS TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO
Autores:
Emerson Luiz Gelamo

Área:
Ensino de Física
Título:
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E LÚDICAS
Autores:
Fernanda Luíza de Sousa
Gislayne Elisana Gonçalves
Elisângela Silva Pinto

Área:
Ensino de Física
Título:
CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA CASA QUE FUNCIONA COM ENERGIA SOLAR PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE FÍSICA
Autores:
Francisco Machado da Cunha
Márcia Maria Lucchese

Área:
Ensino de Física
Título:
FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Giselen Lefer Padilha Renner
Cínthia Krueger

Área:
Ensino de Física
Título:
QUALIDADES FISIOLÓGICAS DO SOM: POTENCIALIDADES DA APLICAÇÃO DE SOFTWARES DE ÁUDIO NO ENSINO DE ACÚSTICA
Autores:
Helena da Gloria Pieri
Guilherme Dionisio
Ricardo Goulart Caporal Filho

Área:
Ensino de Física
Título:
CONSTRUÇÃO DE TELA INTERATIVA, USANDO CONTROLE DE NINTENDO WII®, E SUA UTILIZAÇÃO POR PROFESSORES E ALUNOS DA REDE DE ENSINO
Autores:
Hernani Batista da Cruz
Luiz Antônio Bastos Bernardes
Silvio Luiz Rutz da Silva

Área:
Ensino de Física
Título:
A IMPORTÂNCIA DA EPISTEMOLOGIA DE FEYERABEND NAS INTERPRETAÇÕES DO EXPERIMENTO DE ØRSTED
Autores:
Hugo Shigueo Tanaka Dos Santos
Polonia Altoé Fusinato

Área:
Ensino de Física
Título:
A CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE ENSINO
Autores:
Janinha Aparecida Pereira
Álvaro Emílio Leite
Awdry Feisser Miquelin

Área:
Ensino de Física
Título:
FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO: VIABILIDADE E DESAFIOS
Autores:
Josicarlos Peron
André Vitor Chaves de Andrade

Área:
Ensino de Física
Título:
USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA O ESTUDO DA RADIOATIVIDADE NA ABORDAGEM CTS
Autores:
Jucelino Cortez
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Luiz Marcelo Darroz

Área:
Ensino de Física
Título:
O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ALMIRANTE TAMANDARÉ
Autores:
Karina Vaz Kloster
Álvaro Emílio Leite

Área:
Ensino de Física
Título:
CONSTRUÇÃO DE UM ELETROSCÓPIO PARA DETECÇÃO DE RADIAÇÃO IONIZANTE E USO NO ENSINO DE FÍSICA NUCLEAR
Autores:
Layara Baltokoski Boch
Rodrigo Oliveira Bastos

Área:
Ensino de Física
Título:
UMA PROPOSTA MULTIRREPRESENTACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA DAS PARTÍCULAS PARA O ENSINO MÉDIO
Autores:
Leidi Katia Giehl
Paulo Sérgio de Camargo Filho

Área:
Ensino de Física
Título:
FÍSICA DO PLASMA EM PESQUISAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Ligia Ayumi Kikuchi
Denise Caroline de Souza
Irinea de Lourdes Batista
Juliane Priscila Diniz Sachs
Walter Anibal Rammazzina Filho

Área:
Ensino de Física
Título:
OS IMPACTOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL
Autores:
Luiz Marcelo Darroz
Clovis Milton Duval Wannmacher

Área:
Ensino de Física
Título:
SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS NO ENSINO DE FÍSICA: PANORAMA GERAL DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
Autores:
Marcia da Costa
Irinea de Lourdes Batista

Área:
Ensino de Física
Título:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR TÓPICOS DE FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Marivane de Oliveira Biazus
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Luiz Eduardo Schardong Spalding

Área:
Ensino de Física
Título:
INVESTIGANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS, O LIVRO DIDÁTICO E NAS PROVAS DO ENEM COMO ESTÁ SENDO TRABALHADO O CONCEITO DE ENERGIA.
Autores:
Marília Britto Corrêa de Oliveira
Eliane de Lourdes Fontana Piffero
Márcia Maria Lucchese

Área:
Ensino de Física
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE INOVAÇÃO CURRICULAR: UM OLHAR A PARTIR DO CICLO DE VIDA DE HUBERMAN
Autores:
Maxwell Roger da p Siqueira
Ivani t Lawall
Maurício Pietrocola

Área:
Ensino de Física
Título:
ANÁLISE DO PENSAMENTO BACHELARDIANO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Renata da Silva Trintin
Luciano Carvalhais Gomes

Área:
Ensino de Física
Título:
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE “FÍSICA E ARTE”, DE 2001 A 2016, EM SIMPÓSIOS, ENCONTROS E REVISTAS DE ENSINO DE FÍSICA
Autores:
Ronaldo Conceicao da Silva
Shirley Takeco Gobara

Área:
Ensino de Física
Título:
JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
Autores:
Samantha de Lemos Souza
Adílio Jorge Marques

Área:
Ensino de Física
Título:
A PRESENÇA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS DISSERTAÇÕES EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS - MESTRADO PROFISSIONAL
Autores:
Tais Renata Schaeffer da Silva
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Carlos Ariel Samudio Pérez

Área:
Ensino de Física
Título:
MONTAGEM DE UM DETECTOR DE RADIAÇÃO ALFA POR FAÍSCA ELÉTRICA PARA O ENSINO
Autores:
Tiago Dierka
Rodrigo Oliveira Bastos

Área:
Ensino de Física
Título:
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA
Autores:
Vânia Aparecida Novak Marquezin

Área:
Ensino de Matemática
Título:
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Autores:
Adan Santos Martens
Vilma Rinaldi Bisconsini
Wellington Piveta Oliveira

Área:
Ensino de Matemática
Título:
MATERIAIS CONCRETOS NA ABORDAGEM DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UMA EXPERIÊNCIA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Aline Carla Brandalise
Izabel Passos Bonete
Joyce Jaquelinne Caetano

Área:
Ensino de Matemática
Título:
EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE DADOS REAIS: ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Ana Carolina Gadotti
Tânia Baier

Área:
Ensino de Matemática
Título:
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM UMA ABORDAGEM NOS NÚMEROS EGÍPCIOS
Autores:
André Luis Reichardt
Michelle Fernanda da Silva
Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro

Área:
Ensino de Matemática
Título:
MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA NO ENSINO DA GEOMETRIA: A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO
Autores:
Antonio Roberto Bastos
Elaine Maria Dos Santos
Rosângela Aparecida Ribas Fernandes
Marcelo Fabricio Chociai Komar

Área:
Ensino de Matemática
Título:
GEOMETRIA ESPACIAL - APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MANIPULAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Autores:
Carina Vieira de Souza
Silton José Dziadzio

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O USO DO CONCEITO DE VETORES E DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Célio Furlani
Luciane Grossi

Área:
Ensino de Matemática
Título:
MÍDIAS TENOLÓGICAS E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS CIENTÍFICOS NO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍODO DE 2010 A 2015.
Autores:
Cheila Miranda Tachevski
Márcio André Martins

Área:
Ensino de Matemática
Título:
MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA DE UTILIZAÇÃO DESSAS TENDÊNCIAS
Autores:
Cibelli Batista Belo
Dionísio Burak

Área:
Ensino de Matemática
Título:
ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA: TECNOLOGIAS COMO MEIO DE APRENDIZADO
Autores:
Claci Clair Ropke da Silva
Wilton de Araujo Medeiros

Área:
Ensino de Matemática
Título:
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES
Autores:
Daiane Leszarinski Galvão
Luis Carlos Faria
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Elsa Midori Shimazaki

Área:
Ensino de Matemática
Título:
INTERDISCIPLINARIDADE: ARTE, GEOMETRIA E AGROBIODIVERSIDADE NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autores:
Daniela Merlo
Janaíne da Silva
Natália Oliveira Leite
José Marcos da Silva
Luciana Boemer Cesar Pereira

Área:
Ensino de Matemática
Título:
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE QUADRILÁTEROS IRREGULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Danilo Augusto Ferreira de Jesuz
Neyva Maria Lopes Romeiro
Ana Lucia Pereira Baccon

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O ENSINO DE JUROS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Debora Laranjeira Colodel
Joselba Liliane de Oliveira Carneiro da Silva
Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro

Área:
Ensino de Matemática
Título:
A UTILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS
Autores:
Delysson Jhonnys Amazonas Sales
Antonio Carlos Guimarães Filho
Antonio Carlos Guimarães Filho

Área:
Ensino de Matemática
Título:
APLICAÇÕES MATEMÁTICAS EM MEDIDAS AGRÁRIAS: UM CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO DO HOMEM DO CAMPO CONTEXTUALIZADO COM O CONTEÚDO ESCOLAR
Autores:
Deonisio Hul
Silton José Dziadzio
Clodogil Fabiano Ribeiro Dos Santos

Área:
Ensino de Matemática
Título:
ANÁLISE DE ATIVIDADES ENVOLVENDO OS NÚMEROS RACIONAIS NÃO NEGATIVOS SOB A ÓTICA DA TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE DUVAL
Autores:
Eduardo Brandl
Ana Paula Poffo
Arleide Rosa da Silva

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DE HOLOGRAMA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO NA MATEMÁTICA
Autores:
Emilly Gonzales Jolandek
Luiz Otavio Rodrigues Mendes
Ana Lucia Pereira Baccon

Área:
Ensino de Matemática
Título:
A GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ARTICULANDO INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E MÍDIAS TECNOLÓGICAS NA DESCOBERTA DO NÚMERO PI
Autores:
Everton Tafarel Galvao
Izabel Passos Bonete
Joyce Jaquelinne Caetano

Área:
Ensino de Matemática
Título:
ARTIGOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS QUE ABORDAM A CONTEXTUALIZAÇÃO COM O COTIDIANO DOS ALUNOS
Autores:
Fabio Borges
Camila Maria Sitko

Área:
Ensino de Matemática
Título:
MITOS E VERDADES SOBRE AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO NRE DE GUARAPUAVA
Autores:
Francini Damiani e Silva
Maria José de Paula Castanho

Área:
Ensino de Matemática
Título:
JOGANDO “SENHA” COM ESTUDANTES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Autores:
Gabriel José Cavassin Fabri
Edna Sakon Banin
Maria Lucia Panossian
Neusa Nogas Tocha

Área:
Ensino de Matemática
Título:
ENGENHARIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS
Autores:
Geane de Oliveira Romano
Laura Marisa Carnielo Calejon
Juliano Schimiguel
Edvaldo Lopes do Nascimento

Área:
Ensino de Matemática
Título:
AS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MAIS APLICADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Jaqueline de Morais Costa
Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O PIBID-MATEMÁTICA UFPR: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Autores:
Jaquelini Rocha SimÃo Cubos
Tania Teresinha Bruns Zimer

Área:
Ensino de Matemática
Título:
UM OLHAR PARA AS PESQUISAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTADO PARANÁ
Autores:
Jeferson Takeo
Rudolph Dos Santos Gomes Pereira
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim
Ariel Cardoso da Silva

Área:
Ensino de Matemática
Título:
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS
Autores:
Jose William Soares
Rosinete Gaertner

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ESPACIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Juliana de Fatima Holm Brim
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Bianca Aparecida Holm de Oliveira

Área:
Ensino de Matemática
Título:
MATEMÁTICA NO PROGRAMA MULHERES SIM: INCLUSÃO E CIDADANIA
Autores:
Liciana Gai Garcia
Rosinete Gaertner

Área:
Ensino de Matemática
Título:
MATEMÁTICA E TOPOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA DE ENSINO CONTEXTUALIZADA
Autores:
Lucas Dos Santos Candido
Luciana Boemer Cesar Pereira
Maria Madalena Santos

Área:
Ensino de Matemática
Título:
MODELAGEM MATEMÁTICA UMA APLICAÇÃO À ZOOTECNIA
Autores:
Luciana Boemer Cesar Pereira
Adriana Sbardelotto di Domenico
Jessica Boschi

Área:
Ensino de Matemática
Título:
UM ESTUDO SOBRE AFETIVIDADE E METACOGNIÇÃO NA HISTÓRIA DE DOIS EVENTOS NACIONAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autores:
Luciana Röder
Tania Teresinha Bruns Zimer

Área:
Ensino de Matemática
Título:
REUNINDO FRAGMENTOS: AS FRAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Autores:
Luciane Ferreira Mocrosky
Simone Danielle Tychanowicz
Maria Lucia Panossian
Nelem Orlovski
Salete Pereira de Andrade

Área:
Ensino de Matemática
Título:
JOGO MATEMÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO: USO DA CALCULADORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Autores:
Luzia Raquel Alves Figênio
Débora Barni de Campos
José Pedro Lino
Valéria de Carvalho

Área:
Ensino de Matemática
Título:
ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Manuela de Aviz Schulz
Viviane Clotilde da Silva

Área:
Ensino de Matemática
Título:
A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E O USO DAS TIC'S E TEORIAS DE APRENDIZAGEM NO ESTUDO DO CONSUMO DA CONTA DE ÁGUA RESIDENCIAL
Autores:
Marcelo Fabricio Chociai Komar
Francini Damiani
César Augusto Goulart
Elaine Maria Dos Santos
Dionísio Burak

Área:
Ensino de Matemática
Título:
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES
Autores:
Maria Rosana Soares
Jorge Henrique Gualandi
Sonia Barbosa Camargo Igliori
Helena Tavares de Souza

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O QUE O PROFESSOR DEVE FAZER? RECOMENDAÇÕES ENCONTRADAS EM ARTIGOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autores:
Mariana Passos Dias
Marinez Meneghello Passos
Sergio de Mello Arruda

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE PERCEPÇÃO DO APRENDIZADO DE LIMITES
Autores:
Marina Borsuk Fogaça
Sani de Carvalho Rutz da Silva

Área:
Ensino de Matemática
Título:
DISCRIMINAÇÃO VISUAL COMO ALIADA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Marli GuimarÃes da Silva
Eliane Maria de Oliveira Araman

Área:
Ensino de Matemática
Título:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA: UMA ABORDAGEM DE ENSINO QUE PODE OPORTUNIZAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA A TODOS OS ALUNOS
Autores:
Marta Burda Schastai
Lidia Schactai Silvano

Área:
Ensino de Matemática
Título:
IMPLEMENTAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Autores:
Michel Teston Semensato
Francini Damiani e Silva
Marcelo Fabricio Chociai Komar
Elaine Maria Dos Santos

Área:
Ensino de Matemática
Título:
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PAUTADO EM EPISÓDIOS DE RESOLUÇÃO DE TAREFAS
Autores:
Nélvia Santana Ramos
Maycon Odailson Dos Santos da Fonseca
André Luis Trevisan

Área:
Ensino de Matemática
Título:
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ
Autores:
Odimeia Teixeira Mendes
Joyce Jaquelinne Caetano

Área:
Ensino de Matemática
Título:
O SOFTWARE XLOGO NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NA EMEF “PROFA. DOROTHILDES BONONI GONÇALVES”
Autores:
Priscilla Frida Salles Tojeiro
Graciela Aluizio Reali

Área:
Ensino de Matemática
Título:
CONCEPÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ENEM DE 1987 - 2016 PARA ESTUDO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Simone Franze Matioda
Tania Teresinha Bruns Zimer

Área:
Ensino de Matemática
Título:
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Autores:
Taicia Kruchaki

Área:
Ensino de Matemática
Título:
INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO SUDOESTE DO PARANÁ
Autores:
Veronice Maria Kawalek
Renata da Silva Dessbesel
Dinéia Tessaro

Área:
Ensino de Química
Título:
CAÇA-PALAVRAS COM FUNÇÃO AVALIATIVA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DISCUTINDO APARATOS E VIDRARIAS DE LABORATÓRIO
Autores:
Ana Claudia Rocha Cabral
Keila Batista Dias
Antonio Rogério Fiorucci
Maria Bruna de Souza Mulinari

Área:
Ensino de Química
Título:
A PRÁTICA CONTEXTUALIZADA: APRESENTANDO EIXOS CONTEXTUALIZADORES
Autores:
Anike Araujo Arnaud
Leila Inês Follmann Freire

Área:
Ensino de Química
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores:
Carol Anne Pereira Neves
Jéferson Luis Rodrigues Cardoso
Everton Bedin

Área:
Ensino de Química
Título:
NOTAS SOBRE O TORNAR-SE PROFESSORA DE QUÍMICA SOB A ÓTICA DA NOÇÃO DE CREDIBILIDADE LATOURIANA
Autores:
Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori
Moises Alves de Oliveira

Área:
Ensino de Química
Título:
PRINCÍPIOS DE AUTONOMIA EM SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Daniel Schwanka Gbur
Raul Ribeiro Jungles de Lima
Rodrigo Pedroso da Silva
Matheus Miranda Barboza
Lays de Carvalho Seixas Costa

Área:
Ensino de Química
Título:
UM PERFIL DE PESQUISAS DE NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA: ENPEC (2003-2015)
Autores:
Denise Caroline de Souza
Juliane Priscila Diniz Sachs
Ligia Ayumi Kikuchi
Walter Anibal Rammazzina Filho
Irinea de Lourdes Batista

Área:
Ensino de Química
Título:
LEVANTAMENTO DE DADOS NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET SOBRE O USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores:
Elaine da Silva Ramos
Fernanda Alves Campolin Dos Santos
Igor Eduardo de Moura Lopes
Mayara da Silva Oliveira

Área:
Ensino de Química
Título:
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO
Autores:
Eliane Siqueira Razzoto
Gismar Schilive de Souza
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira

Área:
Ensino de Química
Título:
PROPOSTA DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003
Autores:
Enio da Silva Santos
Juliano Soares Pinheiro
Rejane Maria Ghisolfi da Silva

Área:
Ensino de Química
Título:
OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO ENSINO DE QUÍMICA: ATIVIDADES QUE FAVORECEM A CONSTRUÇÃO E O AMADURECIMENTO DOS SABERES DOCENTES
Autores:
Everton Bedin
Fabiano Zolin Rangel

Área:
Ensino de Química
Título:
UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVERIGUAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES
Autores:
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira
Bárbara Masello de Souza
Daiane Cruz de Brito

Área:
Ensino de Química
Título:
O PAPEL DAS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS
Autores:
Jaqueline Munise GuimarÃes da Silva
Karina Alessandra Pessoa da Silva

Área:
Ensino de Química
Título:
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AGROTÓXICOS E TRANSGÊNICOS
Autores:
Karine Ariele Roskosz
Elenise Sauer
Alexsandra Kraushaar

Área:
Ensino de Química
Título:
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE À INCIDÊNCIA DE TRABALHOS ENVOLVENDO ATIVIDADES LÚDICAS NOS EVENTOS ENEQ, ENPEC E SIMPEQUI
Autores:
Lhuan Junior Freire Pinto
Eliel Ubaldo Rodrigues
Emerson Jose Dos Santos de Meira
Maria Das Graças Cleophas

Área:
Ensino de Química
Título:
A TERMOQUÍMICA E O COTIDIANO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB PERSPECTIVA CTSA
Autores:
Ludmila Pereira Rocha
Italo Severo
Thiago Zanotti Pancieri
Gilsete Pereira Rocha
Artur Monteiro da Costa

Área:
Ensino de Química
Título:
INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA COM APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA SMARTPHONE COMO AUXÍLIO PARA APRENDIZAGEM
Autores:
Marcella Cristyanne Comar Gresczysczyn
Paulo Sérgio de Camargo Filho
Eduardo Lemes Monteiro

Área:
Ensino de Química
Título:
ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA COM ENFOQUE CTS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: DETERMINANDO O TEOR DE ETANOL NA GASOLINA
Autores:
Maria Bruna de Souza Mulinari
Marcelo Insfran Caceres
Diane Cristina Araújo Domingos
Antonio Rogério Fiorucci

Área:
Ensino de Química
Título:
A EDUCAÇÃO QUÍMICA PELO OLHAR DE REDE LATOURIANO
Autores:
Moises Alves de Oliveira
Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori

Área:
Ensino de Química
Título:
A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA EM UM ENFOQUE CTS: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Moises Marques Prsybyciem

Área:
Ensino de Química
Título:
O SINECT: DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS E MEIO DE ESTREITAR RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO ACADÊMICA
Autores:
Pamela Chaves Franco
Marilde Beatriz Zorzi sá

Área:
Ensino de Química
Título:
REALIDADE E DIRETRIZES OFICIAIS DA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: QUAL É A DISTÂNCIA?
Autores:
Raul Ribeiro Jungles de Lima
Daniel Schwanka Gbur
Matheus Miranda Barboza
Rodrigo Pedroso da Silva
Lays de Carvalho Seixas Costa

Área:
Ensino de Química
Título:
A IMPORTÂNCIA DOS “AULÕES” PREPARATÓRIOS PARA VESTIBULAR ABORDANDO A DISCIPLINA DE QUÍMICA
Autores:
Renato Marcondes
Emerson Luiz Dos Santos Veiga
Adolar Noernberg Júnior
Elias da Costa
Dileize Valeriano da Silva

Área:
Ensino de Química
Título:
A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS COM FOCO NA EDUCAÇÃO CTS E O ENSINO DE QUÍMICA– ELOS POSSÍVEIS
Autores:
Rosangela Rodrigues de Oliveira
Elizangela Rodrigues de Oliveira

Área:
Ensino de Química
Título:
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES CONSTITUINTES DA QUÍMICA COMO CIÊNCIA: UM ESTUDO HISTORIOGRÁFICO PARA O PERÍODO DA RENASCENÇA
Autores:
Tatiane Larissa da Silva Farias
Jose Bento Suart Junior

Área:
Ensino de Química
Título:
ANÁLISE DAS INTERAÇÕES VERBAIS PROFESSOR-ALUNO EM UMA AULA DE TERMOQUÍMICA
Autores:
Viviane Arrigo
Fabiele Cristiane Dias Broietti
Natany Dayani de Souza Assai

Área:
Linguagem e cognição no ensino de ciência e tecnologia
Título:
LITERATURA INFANTIL E USO DE VÁRIOS RECURSOS COMUNICATIVOS NAS SÉRIES INICIAIS PARA CRIAÇÃO, EXPRESSÃO E LEITURA DE MUNDO.
Autores:
Angela Maria Santana
Helena Rutte Ramos Dos Santos
Fernanda Felex Carneiro do Carmo
Elizandra Aparecida Bartko
Vanessa Denck Colman

Área:
Linguagem e cognição no ensino de ciência e tecnologia
Título:
CRISE HÍDRICA – CADÊ A MINHA ÁGUA? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
Autores:
Vanusa Borges de Aguiar
Carlos Roberto Pires Campos

Área:
Linguagem e cognição no ensino de ciência e tecnologia
Título:
A TEORIA DA COMPLEXIDADE DE EDGAR MORIN E O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Autores:
VirgÍnia Ostroski Salles
Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Adriane de Castro
André Koscianski

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
ACESSIBILIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Autores:
Albino Szesz Junior
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Maria Salete Marcon Gomes Vaz
Dênia Falcão de Bittencourt

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
TIC COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO: NOVAS ECOLOGIAS COGNITIVAS
Autores:
Aline Bairros Soares
Claudia Smaniotto Barin

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
RECURSOS DIDÁTICOS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES EM PERIÓDICOS DE INFORMÁTICA DA EDUCAÇÃO
Autores:
Amanda Pimentel Berk de Queiroz
Marcelo Borges Rocha
Sheila Cristina Ribeiro Rego

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
USO DE CELULAR E DO FACEBOOK COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA DISCUSSÃO DO COMBATE AO AEDES AEGYPTI
Autores:
André Felipe Gomes Correia
Brenda Odete Pfeifer de Araújo
Isaura Alcina Martins Nobre
Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
A EXPERIÊNCIA DE CONHECER E CONSTRUIR REPRESENTAÇÕES 3D COM A IMPRESSORA CLIEVER CL-1
Autores:
André Rafael Liziero
Maria Ivete Basniak

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
TECNOLOGIAS NO ESNINO DE ALUNOS SURDOS: UMA AVALIAÇÃO QUÍMICA SOBRE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS
Autores:
Bruno Guntzel Tomas
Rúbia Raubach Trespach
Everton Bedin

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
DESAFIOS PARA O ENSINO DA PROGRAMAÇAO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Cleverson Sebastiao Dos Anjos
Rodrigo Duda
Sani de Carvalho Rutz da Silva

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
APROPRIAÇÃO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINAR: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DO ENSINO TÈCNICO PROFISSIONALIZANTE
Autores:
Diego de Araújo São Pedro
Ismar Frango Silveira

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA: ENTRE OBSTÁCULOS E PARADIGMAS
Autores:
Elcio Schuhmacher
Vera Rejane Schuhmacher
Jose de Pinho Alves Filho

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO PARANÁ SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Autores:
Fabiane Christine Gimenes
Eliane Maria de Oliveira Araman

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
RECURSOS TECNOLÓGICOS E O DESAFIO CURRICULAR: UMA PROPOSTA EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Autores:
Fernanda Rebeca Araújo da Silva
Josiano Régis Caria
Leida Gilvane Cantalice Ribeiro

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
UMA ABORDAGEM DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES UTILIZANDO SCRATCH E PYTHON
Autores:
Guilherme Moraes Pesente

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE E JOGOS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Isabel Macena Pagnoncelli
Leandro Edson de Oliveira
Fabiano Berno
Noemi Sutil

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: ENSINO HÍBRIDO “BLENDED LEARNING”
Autores:
José Anderson Santos Cruz
Eliana Alves Arxer
José Luís Bizelli

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UM AMBIENTE PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
Autores:
Josney Freitas Silva
Caíque Dos Santos Cruz
Eduardo Shoiti Fujiwara
Fernando Dos Santos Outa
Juliano Schimiguel

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO ATRAVÉS DA LENTE DA COMPLEXIDADE
Autores:
Juliana Mara Antonio
Rosângela Aparecida Ribas Fernandes
Luan Felipe de Lima
Adriana Massaê Kataoka
Elaine Maria Dos Santos

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
TICS COMO RECURSO DIDÁTICO EM QUÍMICA SOB O PONTO DE VISTA DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Juliane Nadal Dias Swiech
Daniel Masetto do Amaral

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Autores:
Karine Alencar Fróes
Flávio César Freitas Vieira

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA APOIO NA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES CÚBICAS
Autores:
Leonardo de Oliveira Souza
Rodrigo Duda
Sani de Carvalho Rutz da Silva

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA A SENSIBILIZAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE A BAÍA DE GUANABARA
Autores:
Luisa Queyroi Soutinho
Amanda Pimentel
Marcelo Borges Rocha

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
O USO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO ESTUDO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
Autores:
Marcelo José da Silva
Marcus Vinicius da Silva Pereira

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
ANÁLISE DO PERFIL DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PELOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA/EAD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)
Autores:
Marcus William Hauser
Antonio Carlos Frasson

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
SIMULADOS ELETRÔNICOS DO PROCESSO SELETIVO DO IFPR: INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO
Autores:
Maria Fernanda Muller Pereira da Silva
João Henrique Berssanette
Fabiane Ferreira

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE QUÍMICA DA CÉLULA
Autores:
Maria Margareth Cancian Roldi
Guilherme Pizoni Fadini
Sérgio Martins Dos Santos
Isaura Alcina Martins Nobre
Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
BALLISTIC: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS EM FÍSICA NO ESPAÇO 3D
Autores:
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano Dos Reis
Gabriel Zanluca

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
A ESCOLA DOS NATIVOS DIGITAIS: ENTRE TICS E MÍDIAS
Autores:
Murillo Pereira Azevedo

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA REGIÃO DA GRANDE RODA D’ÁGUA: USO DO CELULAR NA EDUCAÇÃO
Autores:
Paulo Cesar da Silva Passamai
Welington Batista Dos Anjos
Juliana Casotto Pirchiner
Danielli Veiga Carneiro Sondermann
Isaura Alcina Martins Nobre

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
GEOLI: RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR NO ENSINO SUPERIOR
Autores:
Priscila Meier de Andrade Tribeck
Stefane Layana Gaffuri
Maici Duarte Leite

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
APRENDIZAGEM MÓVEL EM CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS ECOSSISTEMAS COSTEIROS DA MATA ATLÂNTICA
Autores:
Raíza Carla Mattos Santana
Luciane da Silva Lima Vieira
Guilherme Augusto Maciel Ribeiro
Danielli Veiga Carneiro Sondermann
Isaura Alcina Martins Nobre

Área:
TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia
Título:
KITS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Autores:
Wanderley Marcílio Veronez


SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - Ponta Grossa/PR - Todos os Direitos Reservados.